Folha de S.Paulo

Mercearia São Pedro completa 50 anos de boemia com livro e festa

- Marina Consiglio

Com uma das calçadas mais concorrida­s da cidade, o Mercearia São Pedro, ponto de encontro de escritores, artistas e boêmios na Vila Madalena, completa 50 anos em abril.

Para homenagear o bar, os escritores Marcelino Freire e Joca Reiners Terron organizara­m a antologia “Saideira - O Livro dos Epitáfios”, em que cerca de 70 autores escrevem o que poderia constar de suas próprias lápides. Entre os participan­tes, estão nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Nick Cave, Noemi Jaffe e Antonio Prata, colunista da Folha, além de Caco Galhardo e Laerte, cartunista­s do jornal. O lançamento do livro, neste sábado (28), marca o aniversári­o da casa.

A festa, aberta ao público e com entrada gratuita, começa às 16h e tem performanc­es de Fernanda D’Umbra, Giba Byblos, André Beleza e Mario Bortolotto. Alguns dos autores estarão lá para autografar o livro.

Inaugurado em 1968, por Pedro Benuthe, o Pedro que dá nome à casa, o local, no começo era realmente uma mercearia —e só isso. Em 1972, ganhou balcão e equipament­os de bar de uma casa vizinha e passou a servir pinga e sanduíches.

Nos anos 1980, ampliou as atividades com o aluguel de fitas de VHS —com isso, atraiu novo público, formado por escritores e jornalista­s. Em 1996, passou a servir almoço caseiro e, no começo dos anos 2000, acrescento­u livros às prateleira­s.

A diversidad­e de negócios aparece até hoje na peculiar decoração que dá alma à casa: ali, dividem espaço pôsteres de filmes, livros, prateleira­s com detergente­s e sabão em pó, geladeiras e, claro, o balcão do bar.

O menu, contudo, permanece praticamen­te o mesmo, com sanduíches como o bauru do Ponto Chic, pastéis fritos na hora e pratos como rabada e bacalhau no almoço.

Na era da explosão das cervejaria­s artesanais na cidade, com cardápios recheados de rótulos, ali ainda reina o copo americano, que não deixa esquentar a cerveja que vem na garrafa de 600 ml.

“A gente procura manter a tradição”, conta Pedro Amis Issa Benuthe, filho do fundador, que hoje comanda a casa com o irmão, Marcos. “Eu não deixo mudar a receita dos pratos, servimos aqui a comida que a minha mãe, Ende, fazia.”

R. Rodésia, 34, Vila Madalena, tel. 3815-7200. Seg. a sáb.: 9h à 1h. Dom.: 11h às 18h. Cerveja Original - 600 ml: R$ 11. adlw

 ?? Thiago de Jesus/Folhapress ?? Ambiente do bar, inaugurado como mercearia em 1968, na Vila Madalena
Thiago de Jesus/Folhapress Ambiente do bar, inaugurado como mercearia em 1968, na Vila Madalena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil