Folha de S.Paulo

Condenado por agressão sexual, Bill Cosby será vigiado por GPS

- AFP e Reuters

ILUSTRADA O ator norte-americano Bill Cosby, 80, condenado por agressão sexual, será vigiado por GPS e deverá se submeter a uma avaliação para aqueles que cometeram crimes sexuais violentos, ordenou nesta sexta-feira o juiz Steven O’Neill.

Cosby somente poderá sair de casa para tratamento­s médicos ou para ver seus advogados, indicou o juiz encarregad­o do caso em uma ordem que esclarece os termos de sua fiança de um milhão de dólares.

Em um dos primeiros julgamento­s de celebridad­es por agressão sexual na era do #MeToo, um júri da Pensilvâni­a considerou, nesta quinta-feira (26), Cosby culpado por agredir sexualment­e uma mulher há 14 anos.

Andrea Constand, 45, exadminist­radora da equipe de basquete feminino da Temple University, é uma das cerca de 50 mulheres que acusaram o comediante de agressão sexual. Uma delas, Lily Bernard, começou a soluçar na leitura do veredicto; Cosby manteve os olhos baixos com expressão triste, e Constand sentou-se com cara fechada.

O ator corre risco de ser sentenciad­o a até 30 anos de prisão por drogar e agredir sexualment­e Constand em janeiro de 2004, em uma luxuosa casa em Filadélfia — atual residência do comediante, à qual ele foi confinado pelo juiz.

Os procurador­es pediram que a fiança de Cosby fosse anulada, pelo risco de fuga do país. O’Neill, irritado, se negou a prendê-lo agora, mas determinou que o ator use um monitor de GPS.

Ele também teve que entregar seu passaporte e deverá se submeter a uma avaliação por especialis­tas em violência sexual, para que eles analisem que tipo de risco representa para a sociedade. A análise deverá ocorrer antes de Cosby ser sentenciad­o por O’Neill. A data da sentença ainda não foi definida.

Os advogados de Cosby já anunciaram que vão recorrer da condenação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil