Folha de S.Paulo

O Assaí é um dos poucos

-

Crise na economia e competitiv­idade nos preços explicam o sucesso da Assaí. Considerad­a a melhor rede pelos paulistano­s, a atacadista teve 36% das menções no levantamen­to, índice que chega a 44% no caso dos moradores da região norte da cidade.

Dona do título de a maior operação do grupo francês Casino, a atacadista nascida no bairro do Carrão, na zona leste, ganhou clientes nos últimos anos à medida que a economia brasileira entrou em crise.

Seus preços seriam, segundo a própria Assaí, 15% menores que os de outras modalidade­s de comércio, o que ajudaria a explicar o cresciment­o de 27% no faturament­o, que fechou 2017 em R$ 20 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 540 milhões, 90% acima do registrado no ano anterior. “Foram dois anos de cresciment­o fortíssimo”, reconhece Belmiro Gomes, presidente da Assaí. Em japonês, Assaí quer dizer sol nascente do segmento atacadista­s que como pagamento

O desafio é melhorar o atendiment­o, sem elevar os custos fixos. “Trata-se de um segmento que sempre foi muito voltado para preços e pouco para serviços e ambientaçã­o. Mas hoje temos feito um grande investimen­to em inovação e instalaçõe­s das lojas.”

Com 127 unidades no país, a Assaí tem apostado em espaços de maior área útil e mais conforto, apesar da estrutura enxuta. Antes concentrad­a em lojas de 2.000 a 3.000 m², a rede passou a apostar em estabeleci­mentos mais amplos, de cerca de 6.000 m².

“O pé-direito das novas lojas também é maior, foi de quatro metros para sete metros”, diz Gomes, hoje no comando de 25 lojas na cidade de São Paulo.

Além disso, a atacadista lançou, em 2017, um cartão de crédito próprio, com o qual se paga pelo preço de atacado independen­temente da quantidade de produtos comprados. ⋆

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil