Folha de S.Paulo

AAULA CONECTADA

TecNoloGia aJuda aluNo, Professor e Gestor a torNarem a escola um esPaÇo diNÂmico e aliNhado ao sÉculo 21

-

É tão difícil que chega a ser saudosismo imaginar nossa rotina sem a tecnologia. Dissociá-la da escola, lugar de millenials e alphas, parece, então, impossível. No entanto, a infraestru­tura e a formação dos professore­s ainda são barreiras que algumas escolas enfrentam para inserir a tecnologia no dia a dia.

BNCC e tecnologia estão intrincada­s para promover avanços nesse campo. Primeiro porque, de acordo com o documento, o uso de ferramenta­s digitais é uma das competênci­as a serem desenvolvi­das pelos estudantes. Ou seja, ele será parte do currículo e deverá estar em sala de aula. Segundo porque, afirmam especialis­tas, a tecnologia pode contribuir para que alunos, professore­s e gestores absorvam as mudanças propostas pela base.

O SAS, que já oferece a seus parceiros ferramenta­s digitais, está readaptand­o o material de acordo com as novas diretrizes.

“Houve mudanças na ordem do conteúdo, temas que passaram de um ano para outro. Então, estamos realizando um trabalho para reclassifi­car nossos materiais de acordo com a base, os bancos de questões, as videoaulas e outras ferramenta­s”, diz o diretor de tecnologia educaciona­l do SAS, Ricardo Cabral.

A diretora de conteúdo pedagógico da instituiçã­o, Georgia Marinho, explica que as escolas terão de prever o uso das ferramenta­s tecnológic­as para contextual­izar e extrapolar os conteúdos apresentad­os nos materiais físicos.

“Uma das propostas do SAS, por exemplo, é que o professor utilize um QR Code para, junto com a classe e dentro da sala de aula, fazer a apreciação do conteúdo fora dos livros”, afirma.

Outro exemplo de tecnologia aplicada pelo SAS é a Tarefa Online. De um lado, ela aproxima o estudante do meio ao qual ele está mais acostumado, tornando mais orgânico o processo de resolver as lições. De outro, o professor consegue ter a visão do rendimento tanto do aluno individual­mente quanto da turma.

“Assim, ele faz comparaçõe­s e identifica as deficiênci­as ou o que se sobressai neles”, diz Cabral.

Outra ferramenta para gestores é a avaliação diagnóstic­a. “A ideia é que no início do ano a escola aplique uma prova para testar os conhecimen­tos que o aluno deveria ter àquela altura. São 24 questões de cada área do conhecimen­to e, então, comparamos os resultados daquela escola com os da nossa base geral”, explica o diretor.

A intenção é oferecer às instituiçõ­es um diagnóstic­o que permita a elaboração de planos específico­s para sanar eventuais déficits. “Não adianta ter tecnologia sem a geração de indicadore­s que ajudem a melhorar o aprendizad­o dos alunos. A tecnologia será o catalisado­r”, afirma o diretor pedagógico do SAS, Artur Costa Filho.

O gestor ressalta a importânci­a dessas análises na preparação de alunos e professore­s para os próximos anos, quando, espera-se, provas como a Avaliação Nacional da Alfabetiza­ção, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Prova Brasil e Enem exigirão apenas os conteúdos da base comum.

Por ora, é urgente entender que a inserção da tecnologia na educação não constitui exatamente uma escolha. E gestores, professore­s e familiares que ainda se colocam contra seu uso ou o veem como modismo terão de rever esse olhar.

“A tecnologia vem para agregar, mas tem que ser o meio e não o fim”, avalia Cabral.

QUER SABER MAIS SOBRE A BNCC? Acesse www.portalsas.com.br/ basecurric­ular

 ??  ?? Ateliê de produção de conteúdo para estratégia de marcas e mercado publicitár­io em todas as plataforma­s | estudio.folha.com.br
Ateliê de produção de conteúdo para estratégia de marcas e mercado publicitár­io em todas as plataforma­s | estudio.folha.com.br
 ??  ?? s çã n n
s çã n n
 ??  ?? LIVROS DIGITAIS Recurso traz ferramenta­s interativa­s para promover uma imersão no material didático de forma diferencia­da
LIVROS DIGITAIS Recurso traz ferramenta­s interativa­s para promover uma imersão no material didático de forma diferencia­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil