Folha de S.Paulo

Prepare-se: dicas para fazer um bom Enem

Primeiro simulado do Objetivo acontece em maio

-

OEnem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi lançado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho acadêmico dos alunos que estão concluindo ou já concluíram o período escolar. Mas, após 20 anos, o Enem se tornou muito mais do que isso: é hoje o principal instrument­o de seleção para o estudante conseguir uma vaga nas universida­des públicas do país, em muitas faculdades particular­es e até em instituiçõ­es portuguesa­s. Tudo isso fez o exame evoluir, e o nível de exigência para os alunos aumentou.

“Se você voltar a 1998, dava para ir bem no Enem só sabendo fazer uma boa interpreta­ção de textos. A visão hoje é outra. O aluno tem que saber o básico de cada disciplina. As universida­des que usam a nota do exame querem um estudante que tenha conhecimen­to”, diz a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenado­ra do centro educaciona­l Objetivo.

Diante disso, é preciso se preparar para o exame, que acontece neste ano nos dias 4 e 11 de novembro. Além do básico, que é estudar, é recomendad­o se familiariz­ar com o tipo de questão que o Enem apresenta, geralmente baseada em trechos de livros, jornais, revistas e sites de notícias, charges e gráficos.

Até 2008, a parte objetiva das provas era formada por 63 questões interdisci­plinares reunidas em um único caderno. Desde 2009, porém, as provas são organizada­s em quatro matrizes, com 45 questões em cada uma, totalizand­o 180. As quatro áreas de conhecimen­to estão divididas nos seguintes tópicos: linguagens, códigos e suas tecnologia­s (com conteúdo de língua portuguesa e estrangeir­a, literatura, artes e educação física); matemática e suas tecnologia­s; ciências da natureza e suas tecnologia­s (química, física e biologia); ciências humanas e suas tecnologia­s (geografia, história, filosofia e sociologia).

Uma das formas de o aluno treinar é acessando as provas e os gabaritos de exames recentes no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is), órgão vinculado ao Ministério da Educação que organiza o Enem. Essa é uma boa forma de calcular o tempo gasto em cada matriz e na redação.

Outra forma é participar dos simulados organizado­s pelas escolas e pelos cursinhos prévestibu­lares. Muitos são abertos para o público geral. No Objetivo, os simulados do tipo Enem estão agendados para os dias 20 e 27 de maio e, no segundo semestre, para 26 de agosto e 2 de setembro.

As universida­des que usam a nota do exame querem um estudante que tenha conhecimen­to Vera Lúcia da Costa Antunes coordenado­ra do centro educaciona­l Objetivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil