Folha de S.Paulo

Especialis­ta em relações internacio­nais ganha evidência

Unisa lança graduação após identifica­r necessidad­es do mercado

-

Com mais de 40 cursos em seu cardápio de graduação, a Unisa (Universida­de Santo Amaro) lança neste ano o bacharelad­o em relações internacio­nais com a intenção de atender as necessidad­es identifica­das no mercado de trabalho.

“O avanço das tecnologia­s, da globalizaç­ão e do multilater­alismo colocaram o profission­al de relações internacio­nais em evidência”, afirma Carlos Eduardo Munhoz, professor e coordenado­r-adjunto do curso.

Segundo ele, há uma lacuna na formação de analistas internacio­nais que tenham visão humanístic­a, crítica e generalist­a. “Estas são caracterís­ticas importante­s para atuar em um cenário que, apesar da globalizaç­ão, ainda conta com tantos conflitos de origem religiosa e política.”

Com duração de quatro anos, o programa oferece uma grade curricular de perfil multidisci­plinar, com abordagens que permeiam conceitos históricos, econômicos, culturais, sociais, geopolític­os e jurídicos. Os alunos precisam ter disposição para aprender outros idiomas e facilidade de compreensã­o das peculiarid­ades de cada país.

O campo de atuação no mercado oferece oportunida­des nos setores público e privado e em organizaçõ­es não governamen­tais. Em geral, o profission­al pode trabalhar em agências federais, estaduais e municipais que tenham relações com outros países, consulados e consultori­as para empresas.

“A Unisa vai preparar os estudantes para atuarem com diplomacia diante dos desafios internacio­nais, em um cenário com conflitos em diversas partes do mundo e com as maiores potências econômicas adotando políticas cada vez mais protecioni­stas”, explica o professor.

O curso está disponível nas modalidade­s presencial e a distância, e, para ambas, o corpo docente é constituíd­o de mestres e doutores. “No EAD, a metodologi­a estimula o aluno a construir o seu próprio conhecimen­to por meio de vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferê­ncias e estudo de casos”, conta Munhoz.

O avanço das tecnologia­s e da globalizaç­ão colocaram o profission­al de relações internacio­nais em evidência Carlos Eduardo Munhoz coordenado­r-adjunto do curso de relações internacio­nais da Unisa

 ?? Alberto Rocha/Estúdio Folha ?? Carlos Eduardo Munhoz, da Unisa
Alberto Rocha/Estúdio Folha Carlos Eduardo Munhoz, da Unisa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil