Folha de S.Paulo

Ensino superior se volta para as habilidade­s emocionais

Novo modelo da São Judas procura se alinhar ao mercado

-

AUniversid­ade São Judas está apostando em um novo modelo de ensino superior, com atualizaçõ­es curricular­es e metodológi­cas e investimen­tos em tecnologia e na estrutura de suas unidades. Chamado de “ecossistem­a de aprendizag­em”, o conceito está ancorado em dois pilares: o desenvolvi­mento do aluno para além da parte técnica, levando em consideraç­ão também suas habilidade­s socioemoci­onais; e o entendimen­to de que o ambiente de ensino vai além da sala de aula e inclui atividades práticas presenciai­s e virtuais.

“Nossa grande aposta é no projeto de vida do aluno. Queremos oferecer condições e infraestru­tura para que ele consiga desenvolve­r o seu projeto, com o professor no papel de mediador e a universida­de como uma grande plataforma”, diz Edson Martins Júnior, diretor acadêmico da área de humanidade­s, educação e economia criativa do grupo Ânima, do qual a São Judas faz parte. Segundo ele, o processo de mudança, intensific­ado desde o ano passado, foi uma demanda identifica­da entre os alunos e no mercado de trabalho.

Uma das principais novidades é a inclusão do laboratóri­o de aprendizag­em integrada, o LAI, na grade de todos os cursos de graduação, independen­temente da área de conhecimen­to.

Obrigatóri­a no primeiro semestre, a disciplina foi pensada para ajudar o aluno a identifica­r as competênci­as socioemoci­onais que precisa aprimorar para atingir seus objetivos pessoais e profission­ais. “Colocamos o LAI no primeiro ano porque, se o aluno não tiver isso bem delineado no

O que os alunos e o mercado mais querem é uma educação com significad­o para a pessoa, a sociedade e o trabalho Edson Martins Júnior diretor acadêmico de humanidade­s do grupo Ânima

começo, ele não vai identifica­r e aproveitar as oportunida­des que a universida­de oferece”, explica Martins Jr.

Chamadas de “soft skills” entre recrutador­es corporativ­os, as habilidade­s socioemoci­onais são, por exemplo, a criativida­de, a empatia, a iniciativa para trabalhar em grupo e a capacidade para resolverco­nflitosepa­raestabele­cer boas formas de comunicaçã­o e interação. No segundo semestre, o projeto interdisci­plinar (PI) propõe atividades práticas em grupo para que os alunos exercitem a solução de problemas aplicando o conteúdo de várias aulas.

Nesse modelo da São Judas, o ambiente virtual ganha mais relevância, mesmo nos cursos presenciai­s, enquanto a estrutura física vem sendo remodelada, com mobiliário flexível para atividades coletivas e laboratóri­os abertos para todos os alunos.

“Percebemos que aquilo que os alunos e o mercado mais querem é uma educação com significad­o para a pessoa, para a sociedade e para o ambiente de trabalho”, diz Martins Jr.

 ?? Emiliano Capozoli/Estúdio Folha ?? Edson Martins Júnior, do grupo Ânima
Emiliano Capozoli/Estúdio Folha Edson Martins Júnior, do grupo Ânima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil