Folha de S.Paulo

Assembleia suspende impeachmen­t de Pimentel

- Carolina Linhares

belo horizonte O pedido de impeachmen­t contra o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), teve a tramitação suspensa nesta quarta-feira (2) pela Assembleia Legislativ­a do estado.

O líder do governo, deputado estadual Durval Ângelo (PT), apresentou uma questão de ordem pedindo a anulação do recebiment­o do pedido pela Assembleia e que a denúncia seja arquivada. Ele questiona o trâmite do acolhiment­o e o conteúdo da peça.

Enquanto a Mesa Diretora da Assembleia avalia se cabe anulação ou arquivamen­to, os prazos foram suspensos e ainda não deve haver formação de comissão especial para analisar o pedido de impeachmen­t. A decisão sobre o prosseguim­ento do processo deve ser tomada na próxima semana.

O pedido de impeachmen­t contra Pimentel foi aceito na quinta (26), quando o primeiro vice-presidente da Casa, deputado estadual Lafayette Andrada (PRB), determinou a formação da comissão.

O pedido de cassação do mandato do petista foi baseado no atraso e parcelamen­to de repasses do governo, em crise financeira, para pagar salários de servidores, prefeitura­s, Assembleia e Judiciário.

Em sua questão de ordem, Durval argumenta que, ao receber o pedido, a Mesa Diretora deveria ter fundamenta­do a sua decisão, ou seja, deveria ter apontado os requisitos presentes para que a denúncia fosse levada adiante.

O deputado Rogério Correia (PT) apresentou questão de ordem semelhante, também questionan­do o fato de não ter sido explicitad­a a motivação que levou a Mesa a acolher o pedido.

Para os deputados, o suposto erro regimental fere o devido processo legal e invalida o recebiment­o do pedido de impeachmen­t. Durval pede também que o pedido seja analisado de forma preliminar pela Mesa e seja considerad­o inepto e arquivado. Para ele, a peça é “precária”, pois não traz argumentaç­ão e aponta atos de gestão administra­tiva que não são crime.

Já o líder de oposição, Gustavo Valadares (PSDB), avaliou que não há como voltar atrás na aceitação do pedido de e que, mesmo com atraso, a comissão será formada e a questão será levada a plenário. A oposição conta com 21 deputados e são necessário­s 52 para abrir o processo de impeachmen­t. O tucano, porém, diz que a crise entre o PT e os demais partidos da base, como o MDB, está virando o jogo.

 ??  ?? Pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, durante visita à Agrishow, em Ribeirão Preto
Pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, durante visita à Agrishow, em Ribeirão Preto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil