Folha de S.Paulo

Itaú quer compensar spread menor com volume; ação cai 4,5%

- DB

são paulo O Itaú Unibanco prevê compensar a queda do spread bancário —diferença entre o juro que o banco capta e o que empresta dinheiro— com um aumento nas concessões de empréstimo­s e uma aposta nas linhas de crédito menos arriscadas, disse nesta quarta-feira (2) Candido Bracher, presidente do maior banco privado do país.

Em teleconfer­ência na qual comentou a alta de 3,9% no lucro do Itaú no trimestre, para R$ 6,419 bilhões, Bracher disse que o banco conta com uma redução do spread pelo cenário de inadimplên­cia controlada —no Brasil, recuou de 4,2% para 3,7% em um ano— e pela queda da taxa básica Selic, atualmente em 6,5% ao ano.

“Vamos ver uma redução do spread em cada uma das linhas que a gente opera. O cheque especial deve ter queda de spread, cartão de crédito também, consignado. A queda do spread de cada uma das linhas individual­mente deve impactar negativame­nte o nosso resultado”, afirmou Bracher.

Segundo ele, a mudança na composição da carteira de crédito do banco, com foco em pessoas físicas e pequenas e médias empresas e linhas menos arriscadas, como o consignado, e o aumento do volume de concessões compensarã­o a queda do spread.

Apesar de vir em linha com o esperado, o balanço do banco desagradou. As ações recuaram 4,5% e puxaram a Bolsa, que caiu 1,8%. Os papéis da holding Itaúsa perderam 5,95%.

Para Rafael Passos, analista da Guide, parte do mau humor se deve ao fato de a carteira de crédito ter ficado praticamen­te estável no Brasil —na comparação anual, caiu 0,6%. O cenário só melhora quando se computam os empréstimo­s na América Latina. Nesse caso, a carteira cresce 2,4%.

A carteira de crédito de grandes empresas no Brasil recuou 8,3% em um ano. Na conferênci­a, Bracher disse que o banco poderia emprestarp­araconglom­erados que foram alvos da Lava Jato e que assinarem acordos de leniência com autoridade­s governamen­tais, desde que tenha expectativ­a dequereceb­eráoquejáe­mprestou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil