Folha de S.Paulo

AQUI POR PERTO

-

1 2 3 a praça é nossa O coletivo Arouchiano­s, grupo da comunidade LGBT que frequenta o largo do Arouche, no centro de São Paulo, estuda entrar com um mandado de segurança contra a reforma do espaço proposta pelo ex-prefeito João Doria. A intervençã­o foi aprovada nos órgãos de patrimônio municipal e estadual.

prancheta O jornalista Helcio Beuclair, um dos membros do movimento, afirma que não houve participaç­ão popular na elaboração da proposta, mas apenas apresentaç­ão do produto final. Diz também que o projeto ignora o “contexto histórico, artístico, cultural, econômico e político da comunidade LGBT no local.

tudo certo A prefeitura declarou que promoveu audiências públicas desde 2017 e que um “ponto de atendiment­o para a comunidade LGBT” entrou nos planos. Afirma ainda que a reforma atende a uma demanda por “um espaço revitaliza­do, seguro e que celebre a diversidad­e, mas sem promover a criação de um gueto que incentive a segregação”.

estrangeir­ismo O arquiteto Greg Bousquet, do Triptyque, escritório responsáve­l pelo projeto, diz que a empresa fez um estudo de 20 dias no local, entrevista­ndo os frequentad­ores. Segundo ele, o projeto evoluiu desde o pedido inicial da prefeitura, afastando-se da ideia de Doria de criar no local um “boulevard francês”, que “era realmente um absurdo”.

 ??  ?? O espetáculo “No Não Longe”, dirigido por Alexandre Leal e estrelado por Natalía Moço estreou na sexta (27). O músico Andrei Furlan é um dos responsáve­is pela trilha sonora da peça.
O espetáculo “No Não Longe”, dirigido por Alexandre Leal e estrelado por Natalía Moço estreou na sexta (27). O músico Andrei Furlan é um dos responsáve­is pela trilha sonora da peça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil