Folha de S.Paulo

Canadá Toronto celebra recorde de visitantes, beneficiad­a pela resistênci­a a Trump

Capital cultural canadense recebe massa de turistas desanimado­s com discurso anti-estrangeir­os do país vizinho

- -Mariana Zylberkan

toronto Turismo virou símbolo de resistênci­a a Trump em Toronto, no Canadá. Um termo, emprestado das análises econômicas americanas, vem sendo repetido nas ruas da cidade para explicar o crescente fluxo de turistas registrado desde o ano passado.

Pendurada na fronteira com os Estados Unidos, a capital cultural canadense se assume, com certo orgulho, como uma das maiores beneficiad­as pelo chamado “Trump slump”, ou “baixa do Trump”.

A vocação tradiciona­lmente liberal dos canadenses tem sido vista como um dos atrativo por turistas que deixaram de visitar o país vizinho após a posse do presidente Donald Trump.

“Temos recebido mais turistas desde o início do ano passado, enquanto os EUA têm sentido um declínio nesse setor”, confirma Jessica Halliday, gerente de marketing do bureau de turismo de Toronto.

O discurso anti-imigração e as regras mais rígidas de segurança da atual administra­ção norte-americana refletiram em queda no turismo no país, que perdeu para a Espanha, em 2017, o posto de segundo destino mais procurado no mundo (o primeiro é a França).

Em julho do ano passado, o turismo de Toronto entrou em rota de colisão com o presidente americano após um hotel da cidade retirar o nome Trump do letreiro na fachada.

O então Trump Internatio­nal Hotel and Tower, instalado no centro financeiro, passou a se chamar The Adelaide Hotel Toronto.

Coincidênc­ia ou não, Toronto fechou 2017 com recorde de visitantes: 43,7 milhões, 4% a mais do que em 2016.

No caso do fluxo de brasileiro­s, que visitaram 54% mais vezes a cidade no ano passado em comparação com os cinco anos anteriores, serviram de estímulo a alta do dólar americano, compensada pela taxa menor da moeda canadense, e a simplifica­ção do processo para tirar o visto de turismo, em maio de 2017.

 ?? Roberto Machado Noa/LightRocke­t via Getty Images ?? Queen Street West, exemplo da miscelânea arquitetôn­ica no centro de Toronto, com construçõe­s antigas preservada­s e edifícios modernos ao fundo
Roberto Machado Noa/LightRocke­t via Getty Images Queen Street West, exemplo da miscelânea arquitetôn­ica no centro de Toronto, com construçõe­s antigas preservada­s e edifícios modernos ao fundo
 ?? Mariana Zylberkan/Folhapress ?? Grafitti Alley, região que concentra arte de rua no centro de Toronto, no Canadá
Mariana Zylberkan/Folhapress Grafitti Alley, região que concentra arte de rua no centro de Toronto, no Canadá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil