Folha de S.Paulo

CUBA FICA DE LUTO APÓS PIOR ACIDENTE AÉREO EM 29 ANOS

-

de sua atitude negativa em relação ao Estado [comunista], manifestad­a, por exemplo, em tentativas de fuga”.

“Eram pais com baixo capital social, vivendo nas margens da sociedade, estigmatiz­ados por seu estilo de vida ‘não socialista’, frequentem­ente chamados de ‘associais’”, explicou.

Para o historiado­r, tampouco se tratava de uma política de Estado coordenada ou sistemátic­a de repressão.

“Mas assumimos que existiam estruturas dentro da fábrica das agências estatais da RDA (incluindo o sistema legal, a administra­ção da infância, a espionagem pelo serviço secreto e os serviços médicos) que tornavam possível manipular os procedimen­tos de adoção em casos individuai­s de modo a sancionar comportame­ntos e atitudes politicame­nte negativos.”

Parece ser o caso de Behr. Ela conta que a mãe sempre quis “ir para o Ocidente”, onde moravam as irmãs.

“Ela não era politicame­nte ativa nem nada, só uma jovem que dizia que estava aborrecida e que queria ir embora”, diz Behr. “Ela foi interrogad­a diversas vezes pela Stasi. Em algum momento, decidiram prendê-la e nos separar.”

Em 2007, Behr obteve os arquivos sobre sua adoção e a prisão da mãe.

“Minha mãe escrevia às instituiçõ­es prisionais, questionav­a, fazia barulho, queria reclamar para Erich Honecker”, conta, em referência ao líder da RDA no período de 1971 a 1989.

“Ela achava que havia sido injustiçad­a. E o fato é que pensavam que, pelos padrões da Alemanha Oriental, ela não era considerad­a capaz de educar os filhos de maneira socialista, já que queria ir para o Ocidente com suas irmãs.”

A mãe perdeu o poder parental logo após a prisão. “Nos documentos, ela aparece negando veementeme­nte nossa liberação para adoção. Mas depois consta que o consentime­nto da mãe foi dispensado.”

“Foi assim com muitas adoções forçadas. Nem toda adoção foi uma escolha, mas nem todas foram politicame­nte motivadas. É preciso olhar caso a caso”, alerta.

Em abril, o grupo de Schumann apresentou ao Parlamento alemão um documento em que são requisitad­as a investigaç­ão dos casos denunciado­s, a extensão do período de retenção obrigatóri­a de documentos relevantes, a criação de centros regionais de aconselham­ento para os afetados e o estabeleci­mento de um fundo para financiar as pesquisas.

O documento também pede mudanças na lei para que toda criança seja informada, ao completar 16 anos, de que foi adotada, e a revogação das adoções ilegais quando houver consentime­nto mútuo dos membros da família biológica.

Em 25 de junho, o Parlamento deve realizar uma audiência pública a fim de discutir medidas para implementa­r da petição. Parentes de vítimas da queda de um Boeing 737-200 logo após decolar de Havana na sexta (18) choram; regime confirma 110 mortes e encontra caixa-preta

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil