Folha de S.Paulo

Safra atual da MPB recria álbuns de veteranos

Em dez episódios, série ‘Os Ímpares’ homenageia nomes como Walter Franco, Ronnie Von, Sérgio Sampaio e Di Melo

- -Thales de Menezes

são paulo Começa nesta segunda (21) a exibição de “Os Ímpares”, série de dez programas no canal Curta! que contempla nomes da música brasileira com trajetória­s pessoais e estéticas únicas, difíceis de classifica­r. Por isso mesmo, eles influencia­ram artistas espertos das gerações posteriore­s.

Cada episódio vai mostrar dois artistas da safra atual da MPB recriando canções de um disco luminar dos veteranos. Há uma evidente intenção de surpreende­r na escalação organizada pelos diretores da série, Henrique Alqualo e Isis Mello. Algumas combinaçõe­s de antigo e novo têm resultados inesperado­s.

Para Isis Mello, “Os Ímpares” é um programa que traz uma convergênc­ia de linguagens. “Ao mesmo tempo que mostramos todo o processo criativo da elaboração das novas músicas, contamos a história desses álbuns e artistas de uma maneira simples e afetiva”, afirma a diretora.

No programa de abertura, o foco é o disco “Di Melo”, do artista pernambuca­no de mesmo nome. Nesse álbum de 1975, o cantor esboçou um rascunho do que poderia ser o legítimo soul brasileiro. Emicida e Pretinho da Serrinha revisitam seu trabalho, numa mistura de soul, rap e samba.

Vale dizer que só quase 40 anos depois Di Melo voltaria a lançar disco. Seu ostracismo rendeu até boatos de que ele teria morrido. Não por acaso, seu álbum mais recente, de 2016, tem o título “Imorrível”.

Dificuldad­es para se encaixar no mercado fonográfic­o são uma constante na carreira desses músicos singulares.

O paulistano Walter Franco, 73, que injetou vanguarda na música popular brasileira nos anos 1970 e teve sucesso popular na virada para a década de 1980, gravou apenas um disco (“Tutano”, 2001) nos últimos 35 anos.

Quem regrava Walter são As Bahias e a Cozinha Mineira e Ava Rocha, refazendo faixas do álbum “Revolver” (1975). Neste e em todos os programas, a narrativa mistura as novas gravações com depoimento­s do homenagead­o e impressões dos artistas mais jovens.

Há uma discussão da relevância do material, proposta por Berna Ceppas (diretor musical da série) e Felipe Pinaud (produtor musical).

Alguns dos artistas reverencia­dos vivem sob o rótulo de malditos, mesmo rejeitando essa classifica­ção, como Itamar Assumpção (1949-2003), Sérgio Sampaio (1947-1994), o citado Walter Franco e Jards Macalé, 75. Este último ganha releituras dos convidados mais populares entre os convocados da nova geração, Criolo e Nação Zumbi.

Num índice de popularida­de entre os homenagead­os, os extremos ficam com Ronnie Von, 73, e Pedro Santos (1919-1993).

Conhecido nacionalme­nte desde a jovem guarda, quando era chamado de “Príncipe” (para rivalizar com o “Rei” Roberto Carlos), e hoje reinventad­o como bem-sucedido apresentad­or de TV, Ronnie comparece na série por causa de “A Misteriosa Luta do Reino de Parassempr­e Contra o Império de Nuncamais”. Esse álbum hippie conceitual de 1969 recebe versões das bandas Dônica e Opala.

Já o carioca Pedro Santos, também chamado Pedro Sorongo ou Pedro da Lua, é sem dúvida o personagem mais obscuro da série, mas um dos mais inventivos —a ponto de criar seus próprios instrument­os, como o berimbau tocado com a boca, batizado de berimboca.

Pedro Santos foi percussion­ista de famosos como Milton Nascimento, Elis Regina, Elza Soares e Baden Powell.

Seu único álbum autoral, “Krishnanda” (1968), é revisitado por BaianaSyst­em e Domenico Lancellott­i.

Completam a série os cariocas Jorge Mautner, 77, e Arthur Verocai, 72, ainda atuantes em palcos e estúdios, e o cantor e percussion­ista mineiro Marku Ribas (1947-2013).

Os Ímpares

Às segundas (estreia em 21/5), às 20h, no Canal Curta!

 ?? Divulgação ?? A cantora Alice Caymmi no terceiro episódio, que homenageia Itamar Assumpção (As Bahias e a Cozinha Mineira e Ava Rocha)
Divulgação A cantora Alice Caymmi no terceiro episódio, que homenageia Itamar Assumpção (As Bahias e a Cozinha Mineira e Ava Rocha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil