Folha de S.Paulo

Pelos próprios idosos.

-

CLAUDIO FINZI, 90, é editor do jornal do Residencia­l Israelita Albert Einstein, onde mora em um quarto cheio de quadros pintados por ele. É vizinho de Miriam Fuks, 91, corintiana fanática que vez ou outra vai a jogos com um vizinho, com quem recentemen­te terminou o namoro, Icchok Josel Gruc, 92. A programaçã­o da instituiçã­o na Vila Mariana, onde residem 150 idosos, tem bingo, dança, música, jogos, etc.

No Alto da Boa Vista, também na zona sul, a Casa Ondina Lobo, com 71 idosos sem recursos financeiro­s, supera dificuldad­es orçamentár­ias com parcerias, doações e voluntário­s para manter atividade, como sessões de reiki, cinema e a oficina de artesanato que ensinou Rubens Assis, 93, cego e residente há 30 anos, a fazer bolsas.

Desde a década de 1990, quando começou um projeto com idosos, Luiz Roberto Ramos, 65, diretor do Centro de Estudos do Envelhecim­ento da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), constata a importânci­a de se manter ativo no envelhecim­ento.

“Estudamos um grupo que faz atividades físicas e aulas de computação e outro que não. Os ativos têm desempenho melhor em testes cognitivos”, afirma. Em parceria com a prefeitura, a universida­de coordena o programa Bairro Amigo do Idoso na Vila Clementino, na zona sul, cujas metas são definidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil