Folha de S.Paulo

Perfil ecológico do povo ashaninka foi difundido com ajuda de seu ‘embaixador’

-

No disco “Txai” (1990), Milton Nascimento canta com uma criança a canção “Benke”, cujo primeiro verso diz “Beija-flor me chamou”.

Era uma homenagem a Benki Piyãko, apelidado “Beija-flor” em português, com 16 anos na época. Desde então, ele se tornaria o líder mais conhecido dos ashaninkas, símbolo das políticas ecológicas adotadas pelos índios a partir do período em que suas terras foram demarcadas, logo após a Constituiç­ão de 1988.

Essa concepção ashaninka, que mistura hábitos dos antepassad­os com influência­s dos movimentos ambientali­stas contemporâ­neos, deve muito à atividade de Benki.

Em parte pela ajuda do compositor e também por sua militância, o jovem se tornou uma espécie de embaixador de sua etnia no exterior.

Benki é o arauto da agroflores­ta, palavra que resume a tese segundo a qual a floresta de pé produz mais alimentos e riqueza do que a agricultur­a intensiva ou a pecuária, que precisam do desmatamen­to.

Ao mesmo tempo, em contato com o mundo exterior, Benki moldou parcerias que ajudam a financiar a ampliação das práticas sustentáve­is dos ashaninkas.

Já nos anos 1990, foi fechado um acordo comercial com uma empresa estrangeir­a de cosméticos para a qual os índios vendem urucum, planta de onde tiram a tinta para pintar a pele de vermelho.

Em 2007, ao comprar uma fazenda junto à sede do município de Marechal Thaumaturg­o, Benki liderou a criação de um posto avançado dos ashaninkas na cidade com o objetivo de implantar um centro de desenvolvi­mento de práticas sustentáve­is.

O Centro Yorenka Atame (“saberes da floresta”, em sua língua) foi totalmente refloresta­do, ganhou instalaçõe­s para salas de aulas e uma pousada. Ali são ministrado­s cursos para pessoas da região sobre práticas de plantio e manutenção de agroflores­tas. A ideia é disseminar as técnicas de geração de renda com a preservaçã­o da mata. O líder ashaninka Benki Piyãko

 ??  ?? , 44
, 44

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil