Folha de S.Paulo

Occhi diz que licitação para lotéricas seguiu a lei da época; banco diz que apuração continua

OUTRO LADO

- FF

brasília O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou em nota que a licitação para as lotéricas em Alagoas “respeitou toda a legislação vigente à época”.

“Não há possibilid­ade de intervençã­o de qualquer pessoa no processo.”

O ministro não respondeu aos demais questionam­entos da Folha, entre eles os que tratam do uso de verba do banco para comprar uma das lotéricas. Segundo ele, essas perguntas deveriam ser enviadas à Caixa.

O banco informou que “os processos de apuração continuam em andamento a partir de apontament­os realizados por auditorias e órgãos de controle”. As perguntas da Folha não foram respondida­s pontualmen­te.

Gustavo Occhi pediu que a reportagem mandasse perguntas por e-mail, mas não as respondeu.

“A gente tem como explicar tudo. Não gostaria de tratar por telefone”, justificou. Questionad­o sobre o repasse dos R$ 200 mil, ele reagiu: “Essa situação aí, tenho de tomar conhecimen­to direitinho”.

Diogo Andrade, por telefone, disse que não se pronunciar­ia. “Estou ocupado, não estou podendo falar, não”, declarou. “Desconheço desse negócio aí, não tenho nada a declarar”, acrescento­u o enteado do ministro.

O prefeito Chico Vigário afirmou que não se lembrava do cheque: “É de quando?”, perguntou. A Folha enviou questionam­entos com detalhes para um e-mail indicado pela mulher dele, mas não houve resposta.

A filha do prefeito, Francine de Albuquerqu­e, negou que dinheiro da prefeitura tenha pago a loteria. Ela disse que a família usou recursos próprios, provenient­es de uma previdênci­a do pai no Banco do Brasil e de empréstimo­s que contraiu.

Francine ressaltou ter como provar as transferên­cias que foram feitas para a compra da lotérica.

“Tenho os contratos, tenho tudo em casa, porque não fiz nada de errado. Foi uma negociação lícita”, afirmou.

Ela acrescento­u que seu advogado entraria em contato com a Folha, o que não ocorreu até a conclusão desta reportagem. Francisco Júnior não foi localizado. A Conserg não retornou aos telefonema­s da reportagem.

Não há possibilid­ade de intervençã­o de qualquer pessoa no processo

Gilberto Occhi ministro da Saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil