Folha de S.Paulo

EUA prometem as sanções mais fortes da história contra o regime iraniano

Governo americano fixa 12 condições para novo acordo nuclear; Teerã vê ingerência em tema interno

- AFP, The New York Times e Reuters

washington Os EUA aumenSegun­do Pompeo, a lista de tarão a pressão financeira exigências é grande, mas não sobre o Irã com as sanções foi estabeleci­da pelos EUA. mais fortes da história, anun“Foram eles [Irã] que criaram.” ciou o secretário de Estado “O ferrão das sanções se americano, Mike Pompeo, tornará mais doloroso apeuma semana depois de Wanas se o regime não mudar shington abandonar o acordo o rumo inaceitáve­l e impronucle­ar de 2015 com Teerã. dutivo que escolheu para si

“Os líderes em Teerã não temesmo e para o povo iranirão dúvida sobre nossa serieano”, acrescento­u, em confedade”, disse Pompeo, em seu rência no centro de estudos primeiro grande discurso soconserva­dor Heritage Founbre política externa desde que dation, em Washington. deixou a direção da CIA (agên“O Irã se verá obrigado a tocia de inteligênc­ia) para lidemar uma decisão: brigar parar a diplomacia de seu país. ra manter sua economia viva

A nova estratégia americaou continuar desperdiça­ndo na em relação ao regime islâprecio­sas riquezas em dispumico inclui 12 duras condições tas no exterior. Não terá recurde Washington para qualquer sos para fazer as duas coisas”, novo acordo nuclear. afirmou Pompeo.

Entreasdem­andasestão­pôr A resposta de Teerã veio fim ao programa de mísseis logo em seguida. Para o gobalístic­os, interrompe­r o enriverno iraniano, o discurso quecimento­deurânio(inclusido secretário dos Estados veparafins­pacíficos)enãodar Unidos foi uma manobra apoio a grupos radicais como diversioni­sta. o palestino Hamas e o libanês “Quem são vocês para toHizbulla­h. mar decisões pelo Irã e pelo mundo?”, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, de acordo com a mídia estatal.

A chancelari­a do Irã afirmou, por sua vez, que rejeita “as alegações e mentiras nessa tal nova estratégia” e condena o que considera ser uma interferên­cia do chefe da diplomacia americana em assuntos internos do país persa.

Aplicaremo­s uma pressão financeira sem precedente­s sobre o regime iraniano. Os líderes em Teerã não terão dúvida sobre nossa seriedade

Mike Pompeo secretário de Estado dos EUA

O presidente americano, Donald Trump, considera que o acordo original de 2015 com o Irã, também assinado por Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia, não foi rígido o suficiente em suas exigências para com Teerã e agora quer que os demais signatário­s apoiem sua estratégia de linha dura.

“Na estratégia que estamos anunciando hoje [segundafei­ra], queremos o apoio dos nossos aliados e sócios mais importante­s na região e em todo o mundo. Não me refiro apenas aos nossos amigos na Europa”, disse Pompeo.

Ele também advertiu que as empresas europeias que venham a manter relações com o Irã, violando sanções dos EUA, serão obrigadas a prestar contas.

A petroleira francesa Total foiumadasq­uejáanunci­aram que desistiram dos planos no Irã. Grandes companhias como Daimler, Siemens e Airbus investiram (ou prometeram investir) bilhões no país.

Porenquant­o,aUniãoEuro­peia está tentando convencer o Irã a se manter no acordo de 2015, mesmo sem a participaç­ão de Washington.

Em resposta a Pompeo, o chanceler britânico, Boris Johnson, afirmou ter dúvidas sobre o sucesso de um novo acordo liderado pelos EUA.

“Eu não considero que isso seja algo muito fácil de conseguir em um período de tempo relativame­nte razoável.”

As críticas vindas da Europa à decisão de Trump de abandonar o acordo não são novas. A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou na semana passada que a notícia era perturbado­ra.

O presidente do Conselho Europeu (que reúne os chefes de Estado do bloco), Donald Tusk, disse, por sua vez, que, comumamigo­comoTrump, não era preciso inimigo.

 ?? Alexi Lubomirski/Kensington Palace/AFP ?? FAMÍLIA REAL BRITÂNICA DIVULGA FOTO OFICIAL DO CASAMENTO
Harry e Meghan, agora duque e duquesa de Sussex, foram fotografad­os com os principais membros da realeza em Windsor
Alexi Lubomirski/Kensington Palace/AFP FAMÍLIA REAL BRITÂNICA DIVULGA FOTO OFICIAL DO CASAMENTO Harry e Meghan, agora duque e duquesa de Sussex, foram fotografad­os com os principais membros da realeza em Windsor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil