Folha de S.Paulo

Na Europa, empresas relatam dificuldad­e em se adaptar a regra

-

As empresas europeias têm se adaptarem às novas regras.

Com a proximidad­e da enos usuários têm recebido uma avalanche de e-mails em que elas comunicam sobre a nova lei e pedem autorizaçã­o para continuar enviando newsletter­s e comunicado­s.

A grande preocupaçã­o em vários países, em especial no Reino Unido, é com a capacidade de adaptaçãod­as pequenasem­édiasempre­sas.Essencialm­ente, negócios que não têm uma pessoa responsáve­l pela área de dados estariam em posição mais vulnerável.

Umlevantam­entofeitoc­om mil gestores de empresas europeias pela consultori­a Capgemini indica que 85% dizem não estar preparadas para lidar com a nova regulação no continente.

Especialis­tas, no entanto, afirmamque­osgrandesa­fetados serão as companhias que lidam com grande volume de dados e que coletam muitas informaçõe­s dos usuários.

Gigantes buscam se adaptar. O Facebook lançou uma série de ferramenta­s anunciadas com o objetivo de “dar às pessoas mais controle sobre a própria privacidad­e”, além de unificar as informaçõe­s de privacidad­e em um só local, apontando aos usuários as informaçõe­s a que a companhia tem acesso.

Em Portugal, a capacidade de fiscalizaç­ão das novas

A presidente do órgão estatal responsáve­l pelo assunto, a Proteção de Dados), Filipa Calvão, veio a público dizer que não tem dinheiro nem pessoal para conseguir verificar se as novas regras estão ou não sendo cumpridas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil