Folha de S.Paulo

Presidente da Itália confirma novato à frente do governo

- Reuters e Associated Press

Giuseppe Conte, 53, é apontado como primeiro-ministro em coalizão entre os populistas Movimento 5 Estrelas e Liga roma O presidente italiano, Conte é professor na Universida­de na Villa Nazareth, uma Sergio Mattarella, aceitou nesta de Florença e atua universida­de católica para alunos quarta-feira (23) a indicação em um escritório de advocacia desfavorec­idos, em Roma, do professor Giuseppe Conte, em Roma. Um dos lugares e se diplomou em 1988 pela 53, como novo premiê, dando onde ele ensinou foi o Instituto prestigios­a universida­de romana assim sinal verde para que Pio 5º, ligado à Igreja Católica. La Sapienza. uma coalizão populista assuma Segundo a mídia italiana, É descrito pela imprensa como o comando do país. ele tem laços estreitos com o discreto e elegante, com

Caberá agora ao indicado Vaticano e é devoto de padre preferênci­a por coletes, abotoadura­s —que não é filiado a partidos Pio, frade capuchinho místico e um lenço branco nem tem experiênci­a política— que foi canonizado em 2002. no bolso do peito. montar um gabinete, Realizou seus estudos de direito que precisará novamente passar pelo crivo do presidente.

“Fora daqui, há um país que precisa de respostas”, disse Conte após receber de Mattarella o mandato para formar um governo. “Serei o advogado de defesa do povo italiano.”

A indicação do professor de direito foi feita na segunda-feira pelo Movimento 5 Estrelas, crítico ao sistema político, e pela Liga, de extrema direita.

A coalizão entre as siglas foi formalizad­a na semana passada, no esforço final para retirar o país do impasse político que surgiu após a eleição de março, na qual nenhum partido obteve a maioria.

O 5 Estrelas terminou a disputa como a sigla individual­mente mais votada, com 32,6% dos votos. No geral, porém, ficou atrás da coalizão de centro-direita, que incluía o Força Itália, do ex-premiê Silvio Berlusconi, e a Liga.

Para fechar a aliança, porém, os líderes Matteo Salvini, da Liga, e Luigi Di Maio, do 5 Estrelas, abriram mão de comandar a quarta maior economia da União Europeia e buscaram um nome de consenso, que acabou sendo Conte.

A indicação de Conte gerou críticas porque, além de sua inexperiên­cia política, há indícios de que ele tenha mentido em seu currículo.

Ele afirma ter estudado em algumas das principais universida­des do mundo, entre elas Universida­de de Nova York (EUA), Sorbonne (França) e Cambridge (Reino Unido), mas as duas primeiras disseram que nunca tiveram aluno ou professor com seu nome.

Outra razão para o ceticismo é a possibilid­ade de que ele venha a ser um mero fantoche de Liga e 5 Estrelas, um tecnocrata sem poder político.

“Conte é uma pessoa desconheci­da, uma escolha de baixo perfil, alguém como 10 mil, 100 mil outros na Itália”, disse ao jornal britânico Financial Times Piero Ignazi, professor de ciência política na Universida­de de Bolonha.

“Ele será apenas um intérprete da vontade dos líderes dos partidos.”

Muitos questionam como Conte vai governar em uma coalizão entre dois partidos populistas não tradiciona­is e o que isso vai significar para a Itália.

“É um laboratóri­o. Ninguém sabe o que vai acontecer, porque é um governo sem precedente­s, e os dois partidos são praticamen­te incompatív­eis”, disse ao Guardian Sergio Fabbrini, diretor da Escola de Governo Luiss, de Roma.

“Ele não vai simplesmen­te executar nossas ordens, ele terá de ser independen­te”, rebateu Salvini.

“É um italiano sem fortes patrocinad­ores e que decidiu se colocar na reta para mudar esse país”, afirmou em nota o 5 Estrelas.

“Ele tem um papel ambicioso: fazer com que o Estado tenha menos leis, reorganiza­r as que existem e fazer o deveria ter sido feito anos atrás”, afirmou Di Maio.

 ??  ??
 ?? Riccardo Antimani/ANSA/Associated Press ?? Giuseppe Conte é entrevista­do após encontro no palácio presidenci­al em Roma
Riccardo Antimani/ANSA/Associated Press Giuseppe Conte é entrevista­do após encontro no palácio presidenci­al em Roma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil