Folha de S.Paulo

Datafolha Todo mundo condena, mas poucos denunciam uso comercial da infância

Mais de 70% de quem vê se cala; 30% dos entrevista­dos dizem não saber como levar casos às autoridade­s, mostra pesquisa

- -Joana Cunha

são paulo Todo mundo sabe que pagar para fazer sexo com crianças e adolescent­es é crime. No entanto, nem todas as pessoas que já testemunha­ram uma situação de exploração sexual com menores de idade fizeram a denúncia.

A conclusão é de pesquisa Datafolha que abordou 2.097 brasileiro­s entre os dias 12 e 24 de março e constatou que 100% dos entrevista­dos estão cientes de que é crime pagar por sexo com uma criança de dez anos.

Quando foram questionad­os se também é crime pagar por sexo com adolescent­e de 16 anos, 95% respondera­m que sim —o que, dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, também pode ser considerad­o perto da unanimidad­e.

O diretor de pesquisas do Datafolha, Alessandro Janoni, avalia que, embora seja raro encontrar unanimidad­e em pesquisas de opinião, o consenso é esperado em relação a um assunto tão delicado como a exploração sexual infantil.

“É um resultado importante. Temos que esperar que a totalidade do universo pesquisado ou bem próximo disso condene a exploração sexual de crianças e adolescent­es”, diz Janoni.

Pela legislação brasileira, é criminosa toda forma de exploração sexual comercial, em que se usa uma criança ou um adolescent­e em atividade sexual em troca de remuneraçã­o ou qualquer outra compensaçã­o, seja de modo presencial ou eletrônico.

Apesar do conhecimen­to unânime sobre o caráter criminoso dessa atividade, a pesquisa apontou que 17% dos entrevista­dos dizem conhecer algum menor de idade que já foi explorado sexualment­e.

Cerca de 24% dos entrevista­dos declaram já ter visto alguma situação do tipo. Desses, 72% afirmam não ter de-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil