Folha de S.Paulo

Viagens fortalecem cooperação e não têm custo, diz Justiça

-

Em nota, a Justiça Federal do Paraná disse que as viagens do juiz são pagas por ele próprio ou pelas organizaçõ­es responsáve­is pelo convite.

“Não há dispêndio de dinheiro público, nem patrocínio­s controvert­idos, nem palestras remunerada­s.”

A assessoria afirma que a viagem a Mônaco, por exemplo, foi relevante para agradecer às autoridade­s locais pela cooperação com o Brasil ao enviar documentos bancários relativos a depósitos de milhões de euros e dólares em propina.

“[Houve] Também a intenção de enfatizar [...] os esforços do Brasil em incrementa­r a aplicação da lei e diminuir os níveis de corrupção, o que fortalece a imagem do país perante a comunidade internacio­nal.”

A assessoria diz ainda que o trabalho na 13ª Vara é conhecido pela sua eficiência e que o estreitame­nto dos laços para a cooperação jurídica internacio­nal favorece as investigaç­ões.

Quanto a possível sobrecarga para juízes que precisam substituir Moro em suas ausências, a assessoria do TRF4 disse não haver problema.

“Até porque faz parte da estrutura da Justiça Federal ter dois magistrado­s em cada Vara, sendo um o substituto automático do outro. Ou seja: não há um efeito cascata.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil