Folha de S.Paulo

Масленица (máslenitsa)

Espécie de carnaval, feriado russo celebra fim do inverno

-

Tradiciona­l feriado da Igreja Ortodoxa, na semana anterior à Quaresma. Marca a passagem do inverno para a primavera, bem como do consumo de carne para o jejum.

A máslenitsa seria mais ou menos equivalent­e ao nosso Carnaval —assim como este, é uma data móvel, que muda a cada ano, com relação à Páscoa.

Uma diferença importante, contudo, é que a máslenitsa termina em um domingo (o Domingo do Perdão, dia de reconcilia­ção generaliza­da, quando todos devem se des- culpar pelas ofensas cometidas no ano), e não em uma terça-feira (o equivalent­e russo da nossa Quarta-Feira de Cinzas seria, assim, a Segunda-Feira Limpa).

Cada um dos sete dias da máslenitsa, de segunda a domingo, tem um nome específico, bem como um rito associado a ele —incluindo corridas de trenó e a queima de um espantalho simbolizan­do o inverno (e traindo as origens pagãs da festa, como celebração do equinócio de primavera).

Hoje em dia, porém, é raro essas tradições serem conservada­s em todos os seus detalhes —pelo menos, nos grandes centros urbanos.

Uma tradição que se mantém sólida, contudo, é o consumo desenfread­o de bliný, as panquecas, iguarias que, com sua forma redonda e cor amarela, simbolizam o sol, e levam quantidade­s generosas de manteiga (em russo, máslo, uma das origens possíveis da palavra máslenitsa).

Uma das mais coloridas e vigorosas representa­ções da máslenitsa nas artes russas é o bailado Petruchka (1910), de Ígor Stravínski (1882-1971).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil