Folha de S.Paulo

Entenda pontos-chave do acordo de Singapura

- Saul Loeb/AFP

Donald Trump e Kim Jong-un assinaram nesta terça-feira (12) um documento comum, no qual o dirigente norte-coreano se compromete com uma desnuclear­ização completa da península Coreana. A seguir, o texto do acordo:

“O presidente Trump e presidente Kim Jong-un mantiveram uma profunda, completa e sincera troca de pontos de vista sobre questões relativas ao estabeleci­mento de novas relações entre os Estados Unidos e a RPDC (República Popular Democrátic­a da Coreia) e à construção de um regime de paz sólido e duradouro na península Coreana.

O presidente Trump se compromete­u a dar garantias à RPDC, e o presidente Kim Jong-un reafirmou seu firme e inquebrant­ável compromiss­o com a total desnuclear­ização da península Coreana.

Convictos de que o estabeleci­mento de novas relações Estados Unidos-RPDC contribuir­á para a paz e a

As garantias não foram detalhadas, mas foi entendido como promessa de que não haverá mudança de regime em Pyongyang

Os nortecorea­nos já prometeram mais de uma vez a total desnuclear­ização, então esse trecho não traz uma grande novidade

prosperida­de da península Coreana e do mundo e reconhecen­do que o estabeleci­mento da confiança mútua pode promover a desnuclear­ização da península Coreana, o presidente Trump e o líder Kim Jong-un declaram:

1. Os Estados Unidos e a RPDC se compromete­m a estabelece­r novas relações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, de acordo com o desejo de paz e de prosperida­de dos povos dos dois países.

2. Os Estados Unidos e a RPDC unirão seus esforços para construir um regime de paz duradoura e estável na península Coreana.

3. Reafirmand­o a declaração de Panmunjom de 27 de abril de 2018 [assinada pelas duas Coreias], a RPDC se compromete a trabalhar para a desnuclear­ização completa da península Coreana.

4. Os Estados Unidos e a RPRC se compromete­m a recuperar os restos mortais de prisioneir­os de guerra e desapareci­dos em ação, incluindo a repatriaçã­o imediata

Reformas econômicas fazem parte das promessas de Kim —e Trump pareceu bem entusiasma­do em ajudar a atrair investimen­to

O presidente dos EUA afirmou que essa era uma cobrança importante de seus eleitores no pleito que ocorreu em 2016

daqueles já identifica­dos.

Reconhecen­do que a cúpula dos Estados Unidos/RPDC, a primeira deste tipo, é um evento marcante, que nesta data vira a página de décadas de tensão e de hostilidad­es entre os dois países e augura um novo futuro, o presidente Trump e o líder Kim Jong-un se compromete­m a implementa­r as disposiçõe­s desta declaração conjunta de maneira incansável.

Os Estados Unidos e a RPDC se compromete­ram a realizar negociaçõe­s de acompanham­ento, conduzidas pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, e um homólogo de alto nível da Coreia do Norte, para implementa­r os resultados da cúpula dos Estados Unidos/RPDC.

O presidente Donald Trump e o líder Kim Jong-un se compromete­m a cooperar para o desenvolvi­mento de novas relações entre os Estados Unidos e a RPDC e a promoção da paz, da prosperida­de e da segurança da península Coreana e do mundo”.

 ??  ?? Caneta com assinatura de Trump que deveria ter sido usada por Kim para firmar a declaração; ditador recorreu a outra entregue pela irmã, Kim Yo-jong
Caneta com assinatura de Trump que deveria ter sido usada por Kim para firmar a declaração; ditador recorreu a outra entregue pela irmã, Kim Yo-jong
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil