Folha de S.Paulo

Vídeo com jeito de trailer ‘vende’ benesses do capitalism­o a ditador

Material exibido por Trump a norte-coreanos promete arranha-céus, indústrias e comida italiana

- Estelita Hass Carazzai Fotos Divulgação

Um país com trens de alta velocidade, arranha-céus espelhados, fábricas modernas e gigantesca­s linhas de transmissã­o de energia. E até cavalos brancos galopando sobre a água.

Seriam as cenas de “ficção científica” a que o norte-coreano Kim Jong-un se referiu logo depois de se encontrar com Donald Trump?

Para o presidente dos EUA, talvez. Elas integram um vídeo exibido ao ditador da Coreia do Norte durante a cúpula entre os dois líderes —e, segundo o americano, oferecem uma visão do que pode se tornar o país comunista.

Embora seja apresentad­o como uma produção Destiny Pictures, o material foi editado pelo Conselho de Segurança Nacional, segundo o órgão, para ajudar a convencer Kim. “Achei muito bom; eles amaram”, comentou Trump.

Enquanto imagens de cidades ensolarada­s e fábricas se alternam, um narrador fala sobre “a luz da prosperida­de e da inovação” e diz que a “história está sempre evoluindo”.

O vídeo faz um convite para que Kim “seja parte daquele mundo, em que as portas da oportunida­de estão abertas”: um cenário com tecnologia inovadora, avanços médicos e abundância de recursos.

Ao fim, o recado fica ainda menos sutil: “Irá esse líder escolher o avanço de seu país, ser o herói do seu povo? Irá ele apertar as mãos da paz, e aproveitar a prosperida­de, como nunca antes?”.

Os retratos de Trump e Kim são vistos lado a lado, sob os dizeres: “Dois líderes e um destino, estrelando Donald Trump e Kim Jong-un, um encontro para refazer a história”.

“É um claro apelo à vaidade de Kim e à busca dele por grandeza e reconhecim­ento global”, afirma o professor John Ciorciari, diretor do Centro de Política Internacio­nal da Universida­de de Michigan.

“A gente sabe que a realidade é mais complexa. Mas isso não quer dizer que essa comunicaçã­o não seja efetiva”, comenta Pablo Boczkowski, professor da Universida­de Northweste­rn e especialis­ta na relação de Trump com a mídia.

Para ele, o americano já provou ser um bom comunicado­r, e metáforas como as do vídeo, que mostram o encontro de dois mundos, são eficientes em um certo público.

Trump disse que o vídeo foi apenas uma sugestão e que cabe a Kim decidir qual vai ser seu plano de voo daqui em diante.

 ??  ?? Cenas do vídeo montado pelo governo americano para propagande­ar as vantagens do mundo capitalist­a
Cenas do vídeo montado pelo governo americano para propagande­ar as vantagens do mundo capitalist­a
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil