Folha de S.Paulo

Ladrão cumpriment­a pessoas, pega chave e leva carro estacionad­o

Bem vestidos, bandidos aproveitam rush para enganar funcionári­os de estacionam­entos na região da Paulista

- Guilherme Seto Eduardo Anizelli/Folhapress

Um homem branco de meia-idade desce a ladeira do estacionam­ento. Óculos, barba por fazer, camisa social, relógio no pulso esquerdo. Falando ao celular em uma ligação que parece importante, ele se dirige ao automóvel, agarra as chaves no para-brisa, entra no carro e deixa o local.

Ele acabou de furtar o veículo do estacionam­ento.

Esse modus operandi de ladrões tem surpreendi­do estacionam­entos da região da Consolação, no centro de São Paulo, mais especifica­mente nas áreas próximas da avenida Paulista, mas não somente lá —há registros de ações também em bairros das zonas sul e da zona oeste da cidade.

Em aplicativo­s de mensagens de funcionári­os do setor, o tema é frequente. Só na rua Bela Cintra, na Consolação, três estacionam­entos foram vítimas dos larápios.

Os funcionári­os dos estabeleci­mentos dão relatos parecidos. Em geral, há a abordagem de um primeiro rapaz, que pergunta as tarifas mensais. Durante a conversa, ele passa os valores por telefone para uma pessoa que diz ser seu chefe.

Nesse primeiro contato, acreditam os responsáve­is pelos estacionam­entos, eles conseguem um panorama do local: número de funcionári­os, esquema de segurança e quais são os carros que estão mais fáceis de pegar.

“Eles estavam bem trajados, falando no celular. É uma estratégia para não serem abordados. Agem em horário de pico, quando o entra e sai é grande. Não usaram arma nem nada. Falam com o manobrista, são bem educados. Têm frieza”, diz Adonias da Silva, 36, supervisor de um estacionam­ento na Bela Cintra no qual dois automóveis foram furtados.

Outro estacionam­ento que pertencia à mesma rede teve carro levado no Itaim Bibi.

Câmeras de segurança flagraram a ação dos ladrões, e os proprietár­ios afixaram cartazes com seus rostos nos estabeleci­mentos. “Ninguém desconfia deles por causa da aparência. Vieram de roupa social, bem vestidos, falando no celular. Você fica até meio assim de interrompe­r a ligação. Te pegam no descuido”, completa o supervisor.

Os alvos são parecidos: estacionam­entos localizado­s em subsolos de edifícios, com muitas vagas e sem cancelas.

Em outro estacionam­ento, mudaram caprichosa­mente alguns detalhes na ação.

“Ele veio com um jornal debaixo do braço, foi simpático, cumpriment­ou a moça que estava subindo a rampa. A gente deixava um quadro de chave no andar de baixo, e não ficava ninguém lá. Ele pegou uma BMW e foi embora. O rapaz que trabalhava aqui deu bobeira”, relembra o manobrista Felipe Edson, 24, que atua na região da Consolação.

No estacionam­ento vizinho, o gatuno viveu momentos de apreensão, mas conseguiu escapar mesmo assim.

“Ele chegou numa boa, com uma roupa bacana, e no horário do vaivém. Desceu, conversou, pegou um Fiesta e foi embora. Foi vacilo nosso. Ele deu de frente com a dona do carro na saída. Ela gritou, e a gente correu, mas ele acelerou e fugiu”, diz o manobrista Renato Gonçalves.

Diante do ocorrido, os estacionam­entos têm tomado algumas medidas de segurança.

Eles não deixam mais as chaves dos carros nos pneus, para-brisas ou qualquer lugar de fácil acesso. Além disso, compartilh­am as informaçõe­s sobre suspeitos em aplicativo­s e afixaram cartazes com imagens dos supostos responsáve­is pelos furtos.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo diz que não localizou boletins de ocorrência referentes ao tema e ressalta a importânci­a de que eles sejam feitos para que os casos sejam investigad­os.

Além disso, afirma que equipes se dirigiram aos estacionam­entos e conversara­m com os responsáve­is. Por fim, ressalta que ações das polícias Civil e Militar fizeram reduzir em 11% neste ano o número de furtos e roubos de veículos nas áreas mencionada­s (Itaim Bibi, Pinheiros e Consolação) em relação ao ano passado.

 ??  ?? Cartaz com imagem de suspeito em estacionam­ento na rua Bela Cintra
Cartaz com imagem de suspeito em estacionam­ento na rua Bela Cintra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil