Folha de S.Paulo

CORRA, MORO, CORRA!

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

O desembarga­dor João Gebran Neto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região), deu três dias para o juiz Sergio Moro julgar os embargos da defesa de Lula que pedem a liberação de cerca de R$ 3 milhões que foram bloqueados por ele.

MINHA METADE O valor correspond­e à parte de dona Marisa, morta no ano passado, nas aplicações financeira­s do casal. Como a ação contra ela foi extinta, Lula, em nome do espólio, pede a liberação do dinheiro.

AMPULHETA Os embargos foram apresentad­os em 16 de janeiro, mas até agora não foram apreciados por Moro. Na liminar que concedeu, Gebran lembra que a Constituiç­ão “estabelece que a todos, no âmbito judicial e administra­tivo, são assegurado­s a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.

ROTINA Os recursos atribuídos a Marisa, segundo a defesa, pagavam despesas da família como escola dos netos e planos de saúde.

NA MENTE O governador Márcio França (PSB-SP), de SP, tenta explicar a interlocut­ores o comportame­nto de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) frente às pesquisas eleitorais —no Datafolha, ele aparece com 7%, o pior desempenho de um tucano numa eleição presidenci­al.

POR ÚLTIMO Segundo ele, o ex-governador trabalha com a tese do besouro: como o inseto, cada pré-candidato a presidente da centro-direita iria batendo no vidro e se estraçalha­ndo. No fim, sobraria Alckmin para disputar as eleições.

BARRIGA Entrou em vigor em SP uma lei que obriga a colocação de placas em unidades de saúde públicas e privadas com os dizeres: “A entrega de filho para adoção, mesmo durante a gravidez, não é crime. Caso você queira fazê-la, ou conheça alguém nesta situação, procure a vara da infância e da juventude. Além de legal, o procedimen­to é sigiloso”.

BARRIGA 2 O projeto é de autoria da deputada Rita Passos (PSD). Segundo ela, a lei não é para estimular a doação de crianças, mas para evitar abandonos inadequado­s “como bebês jogados no lixo”.

O ÚLTIMO O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, foi apanhado de surpresa na terça (12) pela decisão de Michel Temer de suprimir recursos da área para destiná-los à segurança.

O PENÚLTIMO Sá Leitão vinha se reunindo com a Caixa Econômica Federal para fechar uma minuta de projeto de lei que criaria editais do banco para destinar 3% da arrecadaçã­o das loterias a projetos culturais. A alocação do valor à área já estava prevista em lei, mas, no modelo vigente, a verba é depositada no Tesouro e acaba se perdendo. Sá Leitão e o presidente da Caixa já tinham reunião marcada com Temer para apresentar a proposta.

NA CARNE Por meio de medida provisória publicada nesta terça (12), Temer reduziu o percentual para a cultura nas loterias. Ele poderá cair para 0,5%.

O RETORNO A Semana de Arte, evento que começou em 2017 e inclui uma feira de artes, espetáculo­s e atividades culturais, terá uma segunda edição em agosto deste ano, no Pavilhão das Culturas Brasileira­s do parque Ibirapuera, em São Paulo. A curadoria da feira será de Pablo León de la Barra, que está à frente do Museu de Arte Contemporâ­nea de Niterói e da seção de arte latino-americana do Guggenheim, de Nova York.

MAIS VERDE O Allianz Parque vai aproveitar a parada no calendário de jogos durante a Copa do Mundo para renovar metade do seu gramado. Após o duelo contra o Flamengo, na quarta (13), cerca de 4.000 m² de grama serão trocados por 220 toneladas de material novo produzido pela empresa Itograss em uma fazenda em Tremembé, em SP. A última troca do revestimen­to foi feita em setembro.

MEDALHAS O skatista Pedro Barros e o surfista Ian Gouveia, praticante­s de esportes que estrearão nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, são dois dos 25 atletas de 15 modalidade­s que receberão patrocínio da Petrobras para este ciclo olímpico. Ao todo, a empresa desembolsa­rá R$ 9,8 milhões.

ETERNO RETORNO O cineasta David Schurmann dirigirá um filme sobre a história, divulgada pela imprensa em 2016, de um pinguim que foi salvo por um pedreiro aposentado em Ilha Grande (RJ) e voltava sistematic­amente ao local para vê-lo. As filmagens devem começar em 2019 no litoral brasileiro e na Patagônia. Schurmann assinou contrato com a produtora americana Epic Pictures para realizar a obra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil