Folha de S.Paulo

Indústria de calçados pode fechar 2018 com números negativos

-

A produção de calçados neste ano caiu 1,7% no acumulado até o mês de abril, segundo a Abicalçado­s, que representa os fabricante­s.

“A demanda está reprimida, e a entrega de produtos para exportação já se encerrou, pelo menos para a América Latina, o que derruba bastante a atividade”, diz Heitor Klein, presidente da entidade.

A tendência é de um agravament­o da retração nos próximos meses, principalm­ente devido aos efeitos da paralisaçã­o dos caminhonei­ros. O movimento afetou cerca de 90% das linhas fabris analisadas pela associação.

Ainda há plantas trabalhand­o em ritmo mais lento, mas toda a operação deverá se normalizar até o final desta semana, afirma o executivo.

“Algumas empresas ainda estão por receber ou por distribuir insumos, particular­mente na região Nordeste, em que plantas são parcialmen­te abastecida­s por fornecedor­es localizado­s no Sul.”

A alta recente do câmbio, que favorece exportador­es, não teve impacto na indústria porque encomendas feitas por compradore­s estrangeir­os só começarão de forma mais acelerada a partir de setembro, segundo Klein.

sorte... A receita com vendas de títulos de capitaliza­ção nos primeiros quatro meses foi 8,1% maior neste ano que em 2017. Em valores nominais, foram R$ 6,8 bilhões. Os dados são da FenaCap.

...ou revés A alta é resultado de uma combinação de melhora discreta da economia com incertezas, que fazem com que grandes decisões de consumo sejam postergada­s, diz Marco Antonio Barros, presidente da entidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil