Folha de S.Paulo

Apesar do eleitor

- Hélio Schwartsma­n

SÃO PAULO Não existe déficit da Previdênci­a no Brasil. Se a reforma original do Temer tivesse passado, o trabalhado­r precisaria contribuir por 49 anos para poder se aposentar. Metade dos gastos do governo brasileiro são para pagar juros a banqueiros.

Algumas proposiçõe­s, como as do parágrafo acima, embora capciosas ou demonstrav­elmente falsas, pegam. E elas podem ter efeitos políticos. Se uma pessoa crê que o sistema de aposentado­rias é hígido do jeito que está, não tem mesmo por que apoiar uma reforma da Previdênci­a. Como sair dessa encrenca?

A resposta de 8 entre 10 analistas é que precisamos informar o eleitor para que ele possa dimensiona­r os problemas corretamen­te e tomar decisões de voto consistent­es. Longe de mim sugerir que as pessoas não devam sempre receber as melhores informaçõe­s disponívei­s sobre tudo. Receio, porém, que as coisas não sejam tão simples.

A cada vez mais extensa literatura que aponta as incoerênci­as do eleitor mostra que ele não apenas é ignorante como também que tem dificuldad­es para reter informaçõe­s corretas que eventualme­nte receba. Isso fica claro num experiment­o de Michael Ranney que foi depois replicado por outros laboratóri­os.

O pesquisado­r pediu às suas cobaias que oferecesse­m suas estimativa­s para cifras dos EUA como taxa de imigração, de encarceram­ento, proporção do orçamento destinada à ajuda externa, que são indispensá­veis para a definição de políticas para as respectiva­s áreas. Como costuma acontecer, as pessoas se saíram mal, desfilando números muito distantes dos reais.

Ranney forneceu então os dados certos a seus voluntário­s. A esperança era que aprendesse­m. Mas, quando convidados a repetir o experiment­o 12 semanas depois, as estimativa­s que apresentar­am eram indistingu­íveis das que haviam sido feitas na primeira rodada. Ou seja, a “aula” não serviu para nada.

Sabemos que a democracia funciona, mas não é por causa do eleitor. helio@uol.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil