Folha de S.Paulo

Árbitro deu três amarelos para o mesmo atleta

- Alex Sabino

O inglês Graham Poll chegou à Alemanha como um dos favoritos para apitar a final da Copa de 2006. Esse favoritism­o durou até a partida entre Austrália e Croácia, pela última rodada da fase de grupos do Mundial, em 22 de junho, que marcaria para sempre a carreira do árbitro.

Poll colocou seu nome na história das Copa na Mercedes-Benz Arena, em Stuttgart. Foi a noite em que, pela primeira e única vez no torneio, um jogador recebeu três cartões amarelos no mesmo jogo.

Poll advertiu Simunic no início do segundo tempo por impedir a passagem do australian­o Harry Kewell com o braço, na entrada da grande área.

Dez minutos depois, o croata puxou pela camisa o atacante Mark Viduka no meio de campo para impedir o contra-ataque do rival. O árbitro na mesma hora sacou o cartão amarelo para o jogador e mandou a partida continuar com Simunic em campo. Ninguém percebeu o erro.

Ingrato com o juiz que permitiu que continuass­e no gramado depois de receber duas advertênci­as, Simunic reclamou com Poll por terminar a partida quando a Croácia tentava sair jogando com rapidez para tentar a vitória. Ele recebeu o terceiro amarelo e só aí foi expulso.

Poll ficou inconsoláv­el no vestiário ao perceber o que havia feito e não quis durante vários dias falar sobre o assunto. O empate em 2 a 2 classifico­u os australian­os para as oitavas e eliminou os croatas.

O problema é que, não bastassem os três cartões para o mesmo jogador (um equívoco histórico), Poll teve naquela noite uma das piores atuações de um árbitro na história da Copa do Mundo.

Ele ignorou dois pênaltis claros para a Austrália e marcou outro, discutível. O gol de empate da seleção (que decidiu a classifica­ção), aconteceu com Harry Kewell impedido.

O inglês terminou o jogo de forma estranha, quando a bola estava na área de defesa da Croácia, um segundo antes de os australian­os fazerem o que seria seu terceiro gol no jogo.

Graham Poll nunca mais apitou uma partida de Copa do Mundo. Em sua biografia, “Seeing Red” (vendo vermelho, em inglês), ele escreveu que o erro no Mundial aconteceu porque, ao advertir Simunic pela primeira vez, escreveu no cartão “número 3 da Austrália”, já que o sotaque do jogador da seleção da Croácia o teria confundido.

No ano seguinte, o árbitro se aposentou do futebol após dirigir o playoff final da segunda divisão inglesa. Bem diferente do que representa­ria se fosse escalado para apitar a decisão da Copa na Alemanha, algo que se esperava que acontecess­e.

 ??  ?? Trecho de animação sobre caso da Copa de 2006
Trecho de animação sobre caso da Copa de 2006

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil