Folha de S.Paulo

Brasil ganha da Sérvia, se classifica e pega México nas oitavas

Seleção tem jogo mais tranquilo e vence por 2 a 0; lateral esquerdo Marcelo se machuca

- -Camila Mattoso, Diego Garcia e Sérgio Rangel

A seleção brasileira derrotou a Sérvia por 2 a 0, em Moscou, e se classifico­u para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia como primeiro colocado do Grupo E, com duas vitórias e um empate.

Paulinho, em toque por cobertura, e Thiago Silva, de cabeça, marcaram para a equipe do técnico Tite.

O adversário, na segunda (2), será o México, às 11h de Brasília. Para essa partida, a seleção pode não ter o lateral esquerdo Marcelo, que saiu do jogo de ontem após espasmo na coluna.

O histórico com os mexicanos em Copas é favorável ao Brasil. Foram três vitórias da seleção brasileira e um empate.

Os torcedores brasileiro­s tiveram uma tarde de alegria na quarta (27), com vitória tranquila sobre a Sérvia e classifica­ção da seleção para as oitavas de final. A equipe se juntou ao grupo de outros cinco campeões mundiais que seguem no torneio e enfrentará o México. Cenário distinto do vivido pelos alemães. Foi uma tragédia, em alemão “Tragödie”, como eles disseram após a derrota para a Coreia do Sul e a inédita eliminação na fase de grupos. Os atuais campeões ficaram na lanterna do Grupo F.

Um gigante a menos no caminho, mas nada que vingue os 7 a 1 de 1.452 dias atrás, na Copa de 2014.

Na partida mais tranquila que disputou no Mundial da Rússia, a seleção brasileira venceu a Sérvia, por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), no estádio Spartak, em Moscou.

Os gols foram marcados por Paulinho, aos 35 min do primeiro tempo, e por Thiago Silva, aos 22 min da etapa final.

Com o resultado, o Brasil termina a primeira fase com sete pontos, na primeira colocação do Grupo E.

Na próxima segunda-feira (2), enfrenta o México, em Samara, pelas oitavas de final.

Satisfeito com a atuação da equipe, Tite aprovou o desempenho dos seus jogadores na fase de grupos do torneio.

“Não vivemos de expectativ­a, vivemos de realidade. Da equipe que mentalment­e suporta pressão, equilibrad­a, que tem peças de reposição. A nossa busca é por aperfeiçoa­mento e cresciment­o”, afirmou o treinador.

A vitória em Moscou foi a 19ª da era Tite. Sob o comando do treinador, a seleção brasileira tem quatro empates e apenas uma derrota.

Como ocorreu nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa, Philippe Coutinho voltou a se destacar na partida desta quarta-feira.

O primeiro gol da seleção brasileira foi criado pelo meiaatacan­te, que fez um belo lançamento para Paulinho. Rápido, o volante encobriu o goleiro sérvio Stojkovic.

Para o técnico, a vitória foi a afirmação do quarteto ofensivo. Tite deu sinais de que vai manter a formação com Willian, Neymar e Coutinho e Gabriel Jesus, que ainda não marcou na Copa do Mundo.

“Artilheiro vive de fazer um grande jogo. Por vezes, sobra para ele [Jesus]. Por vezes, aparece Thiago Silva, que é zagueiro. Futebol é assim”, afirmou o treinador, que ainda elogiou o reserva Roberto Firmino, mas acrescento­u que “não consegue trabalhar” mudando o time a cada partida.

Até agora, o técnico não mudou a equipe titular, apesar de ter feito testes sem os quatro atacantes em treinament­os da seleção brasileira em Sochi.

Nesta quarta, o Brasil começou o jogo melhor. Partiu para o ataque no início, com jogadas velozes de Neymar, Coutinho e Gabriel Jesus.

Em menos de cinco minutos, criou duas oportunida­des. Em seguida, o time brasileiro levou o primeiro susto.

O lateral Marcelo reclamou de dores na coluna numa tentativa de arrancada. Foi substituíd­o por Filipe Luís, que disputou a sua primeira partida em Copas. Ele foi reserva em 2010 e ficou fora do torneio em 2014.

A saída do lateral do Real Madrid —a terceira baixa do Brasil por lesões na Copa— surpreende­u e desorganiz­ou a equipe. A partir daí, a Sérvia começou a encurralar o Brasil no campo de defesa.

Com o tempo, a equipe de Tite equilibrou o jogo. Aos 28 min, Gabriel Jesus desperdiço­u outra chance após passe de Neymar.

O gol não demoraria a sair. Aos 36 min, Paulinho abriu o placar. Ele aproveitou o belo lançamento de Philippe Coutinho, que recuou até o campo de defesa, e encobriu o goleiro adversário.

No segundo tempo, a Sérvia se lançou ao ataque. Eles precisavam da vitória para permanecer na Copa, o que acabou não acontecend­o.

Empolgados pelos seus torcedores, pressionar­am e quase empataram a partida.

Quando a pressão da Sérvia ficava cada vez maior, o Brasil fez o segundo aproveitan­do uma jogada de escanteio.

Após cruzamento de Neymar, aos 23 min, Thiago Silva fez de cabeça o segundo gol.

No lance, os sérvios pediram uma falta de Miranda em cima de seu marcador, o atacante Mitrovic, mas o árbitro não marcou.

Com a vantagem de dois gols do Brasil, a partida ficou aberta, com os sérvios avançando e a seleção tentando aproveitar o contra-ataque.

No final, aos 34 min do segundo tempo, Tite tirou de campo Coutinho, que estava pendurado, e colocou Renato Augusto. Antes, Paulinho já havia sido substituíd­o por Fernandinh­o.

Depois do jogo, o técnico e seus auxiliares não quiseram comentar sobre o México. Ele pretendia apenas comemorar a classifica­ção.

“Ainda estamos com o jogo da Sérvia na cabeça. É um adversário forte, que venceu a Alemanha e a Coreia. Já no avião começaremo­s os estudos”, disse Cleber Xavier, auxiliar de Tite.

A delegação brasileira deixou o estádio só na madrugada de Moscou, com destino a Sochi, onde vai se preparar para o primeiro mata-mata.

 ?? Fotos Folhapress, Associated Press, AFP, Reuters, Brazil Photo Press e AGIF ?? Da esq. para a dir., na primeira linha: Neymar, Hummels e Paulinho; na 2ª linha: o técnico Tite, Müller e Gabriel Jesus; em sequência, Özil e torcedor brasileiro no estádio Spartak; na 5ª linha: o goleiro Neuer, Kroos e o técnico da Alemanha, Joachim Löw; na linha acima, Mario Gomez, Thiago Silva e torcedor alemão na Arena Kazan
Fotos Folhapress, Associated Press, AFP, Reuters, Brazil Photo Press e AGIF Da esq. para a dir., na primeira linha: Neymar, Hummels e Paulinho; na 2ª linha: o técnico Tite, Müller e Gabriel Jesus; em sequência, Özil e torcedor brasileiro no estádio Spartak; na 5ª linha: o goleiro Neuer, Kroos e o técnico da Alemanha, Joachim Löw; na linha acima, Mario Gomez, Thiago Silva e torcedor alemão na Arena Kazan
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ?? Cao Can/Xinhua ?? O lateral esquerdo Marcelo sente lesão no início da partida
Cao Can/Xinhua O lateral esquerdo Marcelo sente lesão no início da partida
 ??  ??
 ?? Eduardo Knapp/ Folhapress ?? ThiagoSilv­a abraça Neymar após marcar de cabeça
Eduardo Knapp/ Folhapress ThiagoSilv­a abraça Neymar após marcar de cabeça
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil