Folha de S.Paulo

Libertar Lula seria afronta a decisão de turma do STF

PONTO DE VISTA

- com Bruna Narcizo, Bruno B. Soraggi e João Carneiro monica.bergamo@grupofolha.com.br

A ideia de que Lula poderia ter sido libertado pela 2ª Turma do STF se seu caso tivesse sido julgado com o de José Dirceu é ilusória. O plenário já tinha legitimado a prisão ao negar habeas corpus.

A ideia de que Lula poderia ter sido libertado pela 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) se seu caso tivesse sido julgado na terça (26), junto com o de José Dirceu e outros, é ilusória: a ele teria sido concedida, no máximo, a prisão domiciliar.

já era

A diferença entre o caso do ex-presidente e os demais que foram analisados na terça é que o plenário do STF já tinha considerad­o a prisão legítima ao negar a ele o habeas corpus que poderia tê-la evitado, em abril. Decidir em sentido oposto, neste caso, seria, sim, uma afronta à decisão colegiada de toda a corte, diz um integrante da 2ª Turma.

primeiro andar

O mesmo magistrado afirma que o caso de Dirceu, por exemplo, é diferente porque nunca tinha sido apreciado pelo plenário.

estaca

E o apego de Lula à ideia de que só deve aceitar a liberdade, rejeitando a prisão domiciliar, pode complicar a situação dele caso o STF não reveja a autorizaçã­o para prisões depois de condenação em segunda instância. Em setembro, a ministra Cármen Lúcia passará a integrar a 2ª Turma do STF, dificultan­do a formação de uma maioria liberal e pró-réu no grupo.

estaca 2

“Mais tarde, nem para casa ele vai”, diz um magistrado do colegiado, ressalvand­o mais uma vez que a situação será diferente caso o plenário mude o entendimen­to sobre prisões após a condenação em segundo grau.

dois pra lá

Os dirigentes do PT que pregam que a legenda endureça na negociação com o PSB, exigindo que os socialista­s apoiem a candidatur­a presidenci­al em troca de aliança em Pernambuco, dizem que só essa troca compensa retirar a pré-candidata Marília Arraes da disputa ao governo no estado.

dois pra cá

Segundo esse raciocínio, a saída dela e a adesão à candidatur­a do atual governador, Paulo Câmara (PSBPE), à reeleição pode significar “o fim” do PT em Pernambuco.

no muro

O PSB nacional reluta e tenta estabelece­r trocas apenas regionais com o PT. Na visão dos dirigentes petistas, o que ocorre agora entre as duas legendas é um jogo de pôquer.

esquina

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie firmaram uma parceria para traçar um raio-x dos polos econômicos de rua da capital paulista. O estudo levantará número de lojas, ramos, faturament­o e perfil do consumidor.

esquina 2

A ideia é melhorar a qualidade dos espaços públicos e facilitar o acesso dos cidadãos aos pontos comerciais. Já o empresário que pretende abrir ou expandir um negócio terá informação para escolher o melhor ponto comercial e o público que quer atingir.

centraliza­do

O Descomplic­a SP, programa municipal inspirado no Poupatempo, do governo do estado, vai ganhar três novas unidades. Será anunciada nesta quinta (28) a ampliação da iniciativa para as prefeitura­s regionais de Campo Limpo, Santana e Butantã, que, a partir de 2019, passarão a oferecer serviços reunidos pelo projeto —como a emissão de carteiras de trabalho e o alistament­o militar.

papo reto

O movimento Quero Prévias promoverá, no dia 29, um debate com responsáve­is pelos programas dos précandida­tos à Presidênci­a pertencent­es ao que chama de “campo progressis­ta”. Estão confirmado­s Fernando Haddad (PT), Natalia Szermeta (PSOL), Luis Fernandes (PC do B) e Nelson Marconi (PDT). O evento ocorre na Casa do Povo, em SP, e será mediado por Kennedy Alencar.

 ?? Fotos Marcus Leoni/Folhapress ?? A escritora, roteirista e colunista da Folha Tati Bernardi 2 lançou na terça (26) o livro “Homem-Objeto e Outras Coisas Sobre Ser Mulher”, uma coletânea de crônicas publicadas por ela no jornal. A senadora Marta Suplicy 1, o novelista Vincent Villari 3 , o editor Ricardo Teperman 4 , o escritor Santiago Nazarian 5 e a também colunista da Folha Vera Iaconelli 6 foram ao evento, na Livraria da Vila da alameda Lorena.
Fotos Marcus Leoni/Folhapress A escritora, roteirista e colunista da Folha Tati Bernardi 2 lançou na terça (26) o livro “Homem-Objeto e Outras Coisas Sobre Ser Mulher”, uma coletânea de crônicas publicadas por ela no jornal. A senadora Marta Suplicy 1, o novelista Vincent Villari 3 , o editor Ricardo Teperman 4 , o escritor Santiago Nazarian 5 e a também colunista da Folha Vera Iaconelli 6 foram ao evento, na Livraria da Vila da alameda Lorena.
 ??  ?? 1 RARO OBJETO A feira de design Made, realizada por Waldick Jatobá 2 , Bruno Simões e Elcio Gozzo 1 , foi aberta para convidados na terça (26). Os designers Gina Elimelek 4 e Robert Stadler 3 estiveram no evento, no pavilhão da Bienal. 3 4
1 RARO OBJETO A feira de design Made, realizada por Waldick Jatobá 2 , Bruno Simões e Elcio Gozzo 1 , foi aberta para convidados na terça (26). Os designers Gina Elimelek 4 e Robert Stadler 3 estiveram no evento, no pavilhão da Bienal. 3 4

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil