Folha de S.Paulo

Amava Carnaval e fundou sua escola de samba em Minas

- Thaiza Pauluze coluna.obituario@grupofolha.com.br

Cici era movido a repique e tamborim. Fissurado em Carnaval, desfilava e coordenava alas, até que decidiu ele mesmo criar a própria escola de samba, a Vale do Paraibuna.

Mas se engana quem pensa nas capitais carioca ou paulista, berços tradiciona­is da festa em fevereiro. Valtencir Feliciano Ribeiro era mineiro, de Juiz de Fora —cidade que não teve desfile este ano por falta de verbas públicas.

A agremiação surgida do bloco de rua Boca Maldita, no entanto, já teve tempos áureos. Em 2006, foi campeã do grupo B com o samba “Omi - Acima de Deus Nada, Abaixo de Deus Água; A Criação do Mundo na Tradição de Yorubá” e chegou ao primeiro escalão do Carnaval juiz-forano.

Só que nos últimos anos, Cici lutava mesmo era para arrumar a quadra —interditad­a pelos Bombeiros por não ter estrutura adequada, como boa parte das escolas de samba da cidade.

Ostentando seu bigode grosso e a barriga exaltada, ele não desistiu do ritmo e da boêmia nem quando toda a família se converteu evangélica e deu adeus à festa mundana.

Cici bateu pé firme. A mulher, Regina, com quem era casado há 45 anos, só aparecia para fazer a comida do pessoal durante os ensaios e ajudar na limpeza da quadra.

Ele, que começou a trabalhar aos nove anos como ajudante de leiteiro, foi operário numa fábrica de giz e vendedor num depósito de coco, nunca aprendeu a dirigir —era seu maior sonho.

Entrou finalmente para a autoescola já sessentão. O exame estava marcado para esta semana. Mas um segundo infarto o impediu de conquistar a CNH. Morreu no dia 21 de junho, aos 61. Deixou a mulher, cinco irmãos, cinco filhos, oito netos e as escolas de samba mineiras de luto.

9º ANO

GOFFREDO DA SILVA TELLES JUNIOR Nesta sexta (29/6) ao meio-dia, igreja de São Francisco, Largo São Francisco, 133, Sé

7º DIA

CID ROBERTO AGUIAR FARIA Nesta quinta (28/6) às 19h, igreja N. Senhora do Rosário de Pompeia, av. Pompeia, 1250, Vila Pompeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil