Folha de S.Paulo

Diabetes pode causar AVC? Como prevenir?

- saude@grupofolha.com.br Gabriel Alves

Diabetes é a doença caracteriz­ada pelos altos níveis de glicose, um açúcar, na corrente sanguínea. Isso acontece, entre outros motivos, por uma falha no sistema de captação da molécula pelas células do corpo, processo comandado pela insulina.

Essa regulação dos níveis de glicose é importante, já que em altas quantidade­s a molécula é capaz de provocar lesões nos rins, retina, nervos, vasos e coração.

Com a lesão nos vasos e a inflamação que a acompanha aumentam as chances de formação de uma espécie de entupiment­o pela adesão de coágulos. Se o vaso sanguíneo em questão irriga áreas do cérebro, acontece um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico —a região deixa de receber oxigênio e nutrientes.

Outra condição bastante séria é o AVC hemorrágic­o — menos frequente, mas mais letal que o isquêmico—, causado pela ruptura de um vaso no cérebro, que pode estar fragilizad­o pelas lesões.

O tecido cerebral é bastante dependente da irrigação sanguínea. Quanto mais tempo fica sem aporte sanguíneo, mais prejudicad­a é a função do tecido, o que se reflete nas sequelas deixadas nos pacientes.

Metade dos pacientes com diabetes morre por causa de alguma doença cardiovasc­ular. O índice é quase duas vezes o da população geral, o que justifica, além do cuidado diário com a doença, algumas medidas preventiva­s:

1) medir a hemoglobin­a glicada: exame é um reflexo dos níveis de açúcar no sangue nos últimos três meses;

2) aferir a pressão: o diabético tem chance aumentada de ter pressão alta, que também agrava a lesão dos vasos e dos rins;

3) fazer testes de colesterol: a doença está associada ao aumento de colesterol ruim, que aumenta a chance de complicaçõ­es cardiovasc­ulares e de fígado;

4) tomar os remédios: o diabetes pode ser assintomát­ico;

5) adquirir e preservar bons hábitos, como dieta equilibrad­a e exercício físicos: auxiliam na função dos remédios e podem até reduzir a dose necessária para controlar a doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil