Folha de S.Paulo

ДИНАМО (Dínamo)

Máquina deu nome a clubes de futebol em todo o bloco soviético

-

Os dicionário­s de língua portuguesa definem “dínamo” como uma máquina capaz de transforma­r energia mecânica em energia elétrica.

Porém, para os amantes do futebol, a palavra remete ao Dínamo de Kiev, clube da capital ucraniana que venceu o maior número de títulos do campeonato soviético.

Além do êxito esportivo, um obscuro episódio ocorrido na Ucrânia ocupada pelos nazistas contribuiu para transforma­r o time em lenda.

Em agosto de 1942, o Start, formado por alguns atletas do Dínamo, derrotou uma equipe de oficiais alemães. A vitória na “partida da morte” teria custado a vida de alguns dos jogadores. Diversos livros e até filmes foram dedicados ao tema —um deles com Sylvester Stallone e Pelé.

Se o Dínamo de Kiev granjeou fama internacio­nal, seu xará sediado na capital russa não teve a mesma sorte.

O Dínamo de Moscou sempre fez bom papel nos campeonato­s soviéticos, mas parece menos conhecido que sua maior estrela, Liev Iáchin —a Aranha Negra—, que defendeu a equipe nos anos 1950/60 e que foi considerad­o pela Fifa o maior goleiro da história.

O clube nasceu ligado à Tcheká, o primeiro serviço secreto do período soviético (antecessor do NKVD, da KGB e do atual FSB), e tinha grande rivalidade com o CSKA, time ligado ao Exército. Não é coincidênc­ia o fato de que um dos torcedores mais famosos do Dínamo foi Lavrenti Béria, braço direito de Stálin no auge das repressões.

Por essa relação estreita com o poder, o nome Dínamo foi adotado por times de toda a URSS. Varlam Chalámov narra em um dos “Contos de Kolimá” um aborrecido campeonato siberiano em que todas as equipes se chamavam Dínamo.

 ??  ??
 ?? Sergei Chirikov/Associated Press ?? De Ufá para Moscou
Capital da Basquíria, é a cidade natal do escritor Serguei Dovlátov (19411990), autor de “O Ofício” e do baixo Ildar Abdrazákov, 41, que cantou “Olhos Negros” no concerto de gala da véspera da abertura da Copa
Sergei Chirikov/Associated Press De Ufá para Moscou Capital da Basquíria, é a cidade natal do escritor Serguei Dovlátov (19411990), autor de “O Ofício” e do baixo Ildar Abdrazákov, 41, que cantou “Olhos Negros” no concerto de gala da véspera da abertura da Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil