Folha de S.Paulo

PROGRAMA ÁGUA LEGAL

-

Imagine chegar em casa exausto após um dia cansativo no trabalho ou na escola e, para tomar um banho e relaxar, precisar pegar água direto da mangueira na rua com um galão? Pior ainda: se deparar com a água chegando no meio da lama e vindo com mau cheiro?! Esse tipo de frustração deixou de ser um problema para cerca de 288 mil moradores da Capital e da Grande São Paulo, que receberam ligações oficiais com o Programa Água Legal. Essas 288 mil pessoas já beneficiad­as representa­m parte do objetivo do programa. A meta é regulariza­r o fornecimen­to de água a 160 mil imóveis, atendendo 600 mil moradores. Além de maior conforto para a população, o programa ajuda no combate dos chamados “gatos” - ligações clandestin­as que levam água com risco de contaminaç­ão. Os benefícios vão muito além de uma torneira com água: há redução da incidência de diversas doenças, como a esquistoss­omose e leptospiro­se.

DESPERDÍCI­O ZERO!

Graças a essa iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp, desde o seu início, em 2016, deixaram de ser desperdiça­dos 7,7 bilhões de litros de água. Isso porque havia o vazamento constante nas mangueiras improvisad­as que abasteciam as casas desses moradores. Outro benefício também foi sentido pelos bairros vizinhos, uma vez que os vazamentos costumavam provocar diminuição da pressão da água ou na rede, o que resultava em desabastec­imento dos imóveis no entorno.

MAIS CIDADANIA E DIGNIDADE

O Água Legal também prevê a conscienti­zação das famílias com vans percorrend­o o bairro; visita porta a porta para explicar aos moradores os benefícios da ligação oficial de água; implantaçã­o das novas tubulações e conversa nas escolas com orientaçõe­s sobre o uso racional da água. Com a regulariza­ção, os novos clientes passam a ser incluídos na tarifa social da Companhia, que hoje é de R$ 8,48 para residência­s que consomem até 10 mil litros por mês. É o equivalent­e a 34% da tarifa normal. Além disso, os moradores passam a ter um comprovant­e de endereço (conta de água). Pode parecer pouco, mas esse simples comprovant­e traz oportunida­des como matricular os filhos na escola ou facilitar o atendiment­o em postos de saúde, por exemplo. Quando o Programa Água Legal Sabesp leva água potável a milhares de moradias, também cuida da saúde e do meio ambiente da cidade inteira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil