Folha de S.Paulo

A Copa das urnas

-

Leandro Colon

Assim como o ano no Brasil começa na prática depois do carnaval, a campanha eleitoral inicia-se para valer após a Copa do Mundo.

Enquanto a boa seleção francesa leva a taça para Paris, o cenário político por aqui sairá da discussão de bastidores para se tornar realidade.

Convenções partidária­s serão realizadas até o começo de agosto, os presidenci­áveis definirão os vices e siglas menores terão de escolher o caminho para encarar o mata mata.

O impression­ante em 2018 é que, a menos de três meses do primeiro turno, qualquer previsão sobre resultado não passa de especulaçã­o ou torcida. Blefa quem afirma com convicção os nomes dos presidenci­áveis que estarão no segundo turno.

Hoje é fácil apostar que Jair Bolsonaro (PSL) vai para a final com Ciro Gomes (PDT) ou Marina Silva (Rede). As pesquisas mostram isso.

Não se pode subestimar, no entanto, o potencial que um candidato do PT, apoiado por Lula na prisão, terá na campanha. A candidatur­a do expresiden­te é um delírio de petistas, mas o substituto a ser escolhido pela legenda terá protagonis­mo patrocinad­o pelo percentual consideráv­el que Lula mantém no eleitorado.

Favorito a assumir o posto e com desempenho pífio nas últimas pesquisas, o ex-prefeito Fernando Haddad pode crescer e atrapalhar muito a vida de Ciro e até mesmo de Marina, que perdeu capilarida­de nos eleitores de esquerda desde 2014.

Estacionad­o e sob pressão do PSDB, Geraldo Alckmin tem tempo para buscar sair do marasmo em que se encontra e se posicionar no jogo, sobretudo se conseguir um conjunto de alianças capaz de garantir um espaço relevante na TV.

O mesmo não vale para Henrique Meirelles (MDB). Por mais que o partido de Michel Temer insista no candidato de 1%, não há fator favorável que possa impulsiona­r o ex-ministro.

Restam pré-candidatos nanicos e o apetite das siglas do fisiológic­o centrão. O DEM flerta cada vez mais com Ciro, o que não é nada bom para Alckmin. E o PR ainda titubeia para dizer “sim” a Bolsonaro no altar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil