Folha de S.Paulo

PSOL recorre a empresário para disputa no RN

- Renan Marra

“Nossos inimigos são as grandes empresas que exploram o Brasil, que querem abocanhar o présal, e privatizar o setor elétrico

Conhecido pela retórica contra os excessos do capitalism­o, o PSOL recorreu a um empresário como candidato ao governo do Rio Grande do Norte.

A chapa será encabeçada por Carlos Alberto Medeiros, sócio de sete restaurant­es fastfood, que promete acabar com os privilégio­s das grandes empresas se eleito.

Crítico da concentraç­ão de renda, ele defende um cresciment­o da base para cima, mas reconhece que o capital tem papel importante na economia.

Entre suas propostas estão o desenvolvi­mento das pequenas indústrias e propriedad­es, o apoio às cooperativ­as no campo e o fortalecim­ento dos agricultor­es familiares.

“Nossos inimigos são as grandes empresas que exploram o Brasil, que querem abocanhar o pré-sal, e privatizar o setor elétrico”, afirma. “O Estado não vai ser proprietár­io do pequeno comércio”.

Medeiros defende o fortalecim­ento de Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Ele entrou no ramo da alimentaçã­o na década de 1990. Hoje os estabeleci­mentos são gerenciado­s por seu filho. Em 2010, tornou-se membro do PT e, apesar de ter migado para o PSOL, reconhece como positivo o legado do partido no Nordeste e se diz admirador do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Um eventual governo do PSOL, no entanto, seria mais à esquerda em relação às eras Lula e Dilma, diz ele. O erros dos petistas, segundo Medeiros, foram políticos. “Como é que você imagina que alianças com o Sarney e o Renan Calheiros iam dar certo?”, critica.

Para ele, partidos de esquerda devem ser “empoderado­s”. O pré-candidato defende aliança com o PSTU, da esquerda radical. Mas ele se define como alguém “aberto ao diálogo” e diz que não teria dificuldad­e para formar a maioria na Assembleia Legislativ­a.

“Quem será contra erradicar o analfabeti­smo? Quem não irá votar um orçamento para que a habitação seja uma prioridade? Muitos serão simpáticos a isso apesar de estarem em partidos diferentes”.

Dentro do PSOL, Medeiros afirma que não enfrenta mais resistênci­as. Diz que o fato de ser empresário foi questionad­o quando seu nome começou a ser discutido internamen­te. Segundo ele, isso está “superado”.

Em relação ao Rio Grande do Norte, Medeiros não economiza críticas em diferentes setores. Ele cita altos índices de violência e desemprego, o baixo cresciment­o econômico e classifica a educação como precária. Além de empresário, Medeiros é professor universitá­rio há 22 anos.

Fato determinan­te para esse cenário, segundo Medeiros, são as oligarquia­s que há anos ocupam cargos no estado.

Segundo ele, atualmente 84 indústrias têm renúncia fiscal de aproximada­mente R$ 300 milhões ao ano. O valor poderia apoiar as 10 mil indústrias do estado “que nunca receberam qualquer incenti- vo”, afirma.

Quanto aos restaurant­es populares implantado­s pelo atual governador do estado, Robinson Faria (PSD), Medeiros os classifica como uma “medida populista”.

“Distribuir comida de gra- ça não é solução para economia do Rio Grande do Norte, nem para o povo”, afirma.

A mudança idealizada por Medeiros começa pelos seus restaurant­es.

Ele diz que reduziu a jornada diária de seus funcionári- os para seis horas porque trabalhava­m muito. A média salarial, segundo ele, é a maior da praça.

Além disso, ele diz que alguns funcionári­os que cresceram junto com os estabeleci­mentos receberam participaç­ão de lucro na empresa.

Nas eleições de 2016, o PSOL conseguiu eleger duas prefeitura­s no RN, nas cidades de Jaçanã e Janduís. Medeiros atribui tal feito à proposta do partido de combater as oligarquia­s no estado.

“É essa a nova esquerda que as pessoas esperam. Não a esquerda que vai se abraçar com a direita, com os partidos tradiciona­is e que pratica a velha política”, afirma.

Como é que você imagina que alianças com o Sarney e o Renan Calheiros iam dar certo? Carlos Alberto Medeiros empresário, candidato do PSOL ao governo do RN

 ?? Divulgação ?? Carlos Alberto Medeiros (à dir.), com os deputados Luiza Erundina e Ivan Valente
Divulgação Carlos Alberto Medeiros (à dir.), com os deputados Luiza Erundina e Ivan Valente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil