Folha de S.Paulo

Não está claro qual é a fonte da poluição

-

16 e 17.fev. Fortes chuvas atingem a região de Barcarena-PA, inundando pátio da empresa norueguesa Hydro Alunorte e bairros vizinhos. Ibama e Secretaria de Meio Ambiente do PA vistoriam local e não constatam transborda­mento dos depósitos de resíduos sólidos.

20.fev. Nota técnica do Instituto Evandro Chagas (IEC), do Ministério da Saúde, afirma que houve transborda­mento de um dos depósitos de resíduos, contaminan­do o entorno com alumínio e outros metais. Hydro nega.

28.fev. Após segunda inspeção, Ibama multa a Hydro em R$ 20 milhões por problemas de licenciame­nto, mas novamente não encontra sinais de transborda­mento. Por decisão judicial, empresa reduz produção em 50%.

19.mar. Em reação à denúncia do Ministério Público Estadual, Hydro admite ter descartado no rio Pará, sem tratamento, água de chuva e da superfície, em local distante das comunidade­s locais, mas continua negando o transbordo dos depósitos de resíduos sólidos.

20.mar. Governo federal cria comitê para acompanhar a crise. Participam representa­ntes da Casa

Civil (coordenaçã­o), Ibama e os ministério­s da Saúde, dos Direitos Humanos e Integração Nacional.

17.mai. Em relatório de viagem, obtido nesta semana pela Folha, o comitê não confirma o transbordo e levanta a hipótese de que a contaminaç­ão da água pode ocorrer de forma crônica pelo polo industrial de Barcarena, pelo lixão a céu aberto e pela falta de saneamento básico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil