Folha de S.Paulo

Herdeiros de empregados e servidores também podem sacar cotas do PIS/Pasep

- Larissa Quintino Agora

Enquanto o calendário de saques das cotas do PIS/Pasep está bloqueado, herdeiros de pessoas que trabalhara­m com carteira assinada ou foram servidores entre 1971 e 1988 podem preparar os documentos para retirar o dinheiro.

Os saques estão bloqueados para todos os cotistas até o dia 8 de agosto. O motivo é a aplicação do índice de correção de 8,9714%.

A partir da reabertura, herdeiros podem solicitar a cota. Enquanto esperam, é hora de levantar a documentaç­ão necessária para ter o dinheiro.

Para saber se tem direito, o herdeiro do trabalhado­r da iniciativa privada deve fazer a consulta na Caixa Econômica Federal.

No caso de quem é herdeiro de servidor público, a checagem é feita no Banco do Brasil.

Segundo a Caixa, é preciso apresentar documento de identifica­ção de quem deseja sacar, certidão de óbito do titular da cota do PIS, além de documentos que comprovem que a pessoa é herdeira, como certidão de dependente­s do INSS e cópia do inventário e da partilha.

O Banco do Brasil, que paga o Pasep, diz que, além de fazer a consulta nas agências, é possível conferir se há valores a serem pagos pelo site www.bb.com.br/pasep. É preciso ter o número de inscrição no Pasep e o CPF do titular da cota.

Nos dois programas, o saque só sai nas agências.

Com a volta do calendário de saques, cotistas de qualquer idade poderão receber o dinheiro até 29 de setembro.

A liberação ocorre primeiro para quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil. Os valores serão debitados em conta no dia 8 de agosto.

A partir do dia 14 do mesmo mês, todos os demais trabalhado­res poderão sacar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil