Folha de S.Paulo

Capital croata comemora vice com música, vuvuzela e sinalizado­r

- Leia mais em Esporte Bruno Lee

Quatro torcedores croatas colocaram uma mesa e cadeiras no meio de uma avenida do centro da capital, Zagreb, e ficaram por ali, bebendo e gritando para os carros que passavam. Isso ocorreu uma hora após o fim do jogo que deu o título da Copa do Mundo para a França.

Essa e outras cenas presen- ciadas pela reportagem, como gente se equilibran­do no teto de veículos em movimento, mostram como a população encarou o resultado, de 4 a 2: tal qual uma vitória, reconhecen­do a campanha histórica da seleção, em sua quinta participaç­ão em um Mundial.

Logo após a partida, exibida em um telão na praça Ban Josip Jelacic, no coração da cidade, nada de a multidão se desmobiliz­ar. Os torcedores seguiram cantando, batendo palmas, soprando vuvuzelas e usando o estoque de sinalizado­res. E foi assim durante o jogo inteiro. A cada bola levantada na área francesa surgiam gritos precoces de gol. Cada jogada favorável à Croácia era comemorada, mesmo que apenas um lateral.

Nas duas vezes em que o time dos Bálcãs mexeu no pla- car, voou cerveja em Zagreb. Copos e mais copos eram arremessad­os para o alto, e a fumaça dos sinalizado­res acesos chegava a encobrir a visão por alguns minutos.

Por outro lado, toda vez em que a França marcava, a reação instantâne­a era silenciosa, muitos apenas levavam as mãos à cabeça. Com o reinício da partida, voltavam junto os gritos e os cantos.

A exceção talvez tenha sido a terceira vez em que os bleus anotaram, com o meia Pogba. Esse parece ter doído mais. Perto da reportagem, um pai consolava um filho com um beijo. Outro torcedor fazia caretas enquanto esfregava as têmporas.

A polícia não divulgou o público presente, mas conforme a bola viajava no campo, era preciso se contorcer para ten- tar achar um ângulo que desse visão para o telão. Não havia um perfil de torcedor específico. Até turistas de passagem pelo país, em sua maioria chineses, se renderam à festa e adotaram o look quadricula­do em vermelho e branco.

Os croatas, que sabem perder, devem receber a seleção nesta segunda (16) com mais festa, com a chegada do time.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil