Folha de S.Paulo

‘Mudaram de opinião sobre nós’, diz Putin

- Kremlin.ru/Reprodução

Trump, via Twitter: “Parabéns ao presidente Putin e à Rússia por terem realizado uma grande Copa - uma das melhores de todos os tempos!”.

Em mangas de camisa, em coletiva improvisad­a, “Vladimir Vladimirov­ich”, como era tratado pelos repórteres russos, mal se continha em Moscou. Como destacaram em seguida Kommersant e outros, Putin falou, em russo:

“Milhões de pessoas, não milhares, mas milhões, simplesmen­te mudaram de opi- nião sobre o nosso país.”

No sábado, em inglês, “que raramente usa em público”, como anotou a Reuters, Putin já havia dito: “Mitos e estereótip­os se dissiparam”.

Pouco depois de tuitar, como mostrou ao vivo a TV finlandesa Yle, Trump desem- barcou em Helsinque para a cúpula com o colega, que só chega nesta segunda.

Falando a Larry King, exCNN e que hoje tem programa na russa RT, o chanceler Sergei Lavrov adiantou que, “como o lado americano propôs”, os presidente­s se reuni- rão a sós, com os intérprete­s —como “Putin prefere, por uma questão de expressar melhor suas opiniões”.

fim do isolamento Em defesa da cúpula, Trump voltou a tuitar contra “grande parte da nossa mídia, que é mesmo inimiga do povo”. Na verdade, os maiores jornais americanos se dividiram. Para a manchete crítica do New York Times, “Só por se encontrar com Trump, Putin já sai vencedor”. Para a do Wall Street Journal, “Conversa Trump-Putin alivia isolamento da Rússia”. Mais até, “vai marcar o fim simbólico do esforço americano para isolar a Rússia depois da anexação da Crimeia em 2014”.

 ??  ?? ‘Vladimir Vladimirov­ich’ na coletiva pós-jogo
‘Vladimir Vladimirov­ich’ na coletiva pós-jogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil