Folha de S.Paulo

Nadador, encontrou na medicina sua vocação

GUILHERME MACRUZ FEUERWERKE­R (1981-2018)

- Leandro Colon

Guilherme era fruto de uma mistura de etnias: judaica, árabe, italiana, portuguesa e negra. De infância alegre compartilh­ada com os primos e a avó nas férias de julho na fazenda da tia em Caiuá (SP), teve na piscina o seu primeiro grande desafio.

Pela escola de natação Mori, foi vice-campeão paulista no Projeto Nadar. Nos anos 1990, se destacou entre os adolescent­es nas piscinas do Clube Hebraica, na capital.

Especializ­ou-se no nado borboleta, estilo que exige do atleta disciplina e dedicação, requisitos que, uma década depois, ajudariam o medalhista das águas a enfrentar o desafio de graduar-se pela faculdade de medicina da USP.

A alegria de Gui em nadar dividia espaço com o Corinthian­s. A inspiração veio de memórias da infância da Democracia Corintiana, de Sócrates e Casagrande, bicampeã paulista de 1982/1983.

Conquistav­a amigos com um jeito peculiar e brincalhão. Para alguns, era o “Cabelo”, apesar da cabeça raspada. Tocava os estudos sem se preocupar em ser primeiro da classe. Adulto, buscou respostas na religião. O johrei foi fundamenta­l para canalizar sua energia espiritual.

Aventurou-se pelas aulas de economia, filosofia e marketing, até que resolveu virar médico aos 22. A vocação foi sendo descoberta e revelada durante as disciplina­s na USP. Cursou um período de residência em ginecologi­a e obstetríci­a e completou a de anestesist­a, carreira que seguiu.

A natação, o Corinthian­s e a medicina foram grandes paixões, mas a maior delas eram os três filhos. Aos mais próximos, dizia ter orgulho de ver seus meninos carregando o sobrenome de uma família vítima do Holocausto.

O coração de Guilherme parou no dia 21 de julho, em Vinhedo (SP). Aos 37 anos, o médico deixou pais, um irmão querido, esposa, familiares e uma legião de amigos.

OSWALDO PAPA Aos 79, casado com Idalina de Oliveira Papa. Cemitério Jardim do Pêssego, rua Iososuke Okauve, 911, Jardim Helian

7º DIA

ENYRA ABRANTES BANHO Nesta sexta (27/7) às 18h, Ig. da Cruz Torta, av. Prof. Frederico Hermann Júnior, 105, A. de Pinheiros

27º MÊS UMBERTO MAGNANI NETTO Neste sábado (28/7), às 18h30, Igreja de São José, praça Domingos Gabriel, São José, Santa Cruz do Rio Pardo, SP; e, às 19h, Matriz de São Sebastião, praça Dr. Pedro Cesar Sampaio, Centro, Santa Cruz do Rio Pardo, SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil