Folha de S.Paulo

Queixa sobre Lula é distorcida, diz embaixador

- Estelita Hass Carazzai

Em resposta à carta em que congressis­tas americanos, incluindo o senador Bernie Sanders, criticam a prisão do ex-presidente Lula e alertam para um “ataque à democracia no Brasil”, o embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, afirmou nesta segunda-feira (30) que a queixa é “distorcida e politicame­nte motivada”.

“Fiquei atônito”, afirmou Amaral, na resposta oficial ao documento antecipado pela Folha.

Para ele, a missiva tenta manchar por antecipaçã­o as eleições presidenci­ais de 2018 no Brasil —cuja situação não seria comparável à de outros países com sérias violações à democracia e aos direitos humanos, “que não parecem merecer uma preocupaçã­o semelhante do Congresso americano”.

O diplomata defendeu que a democracia no Brasil está em pleno funcioname­nto e destacou que as decisões judiciais relativas a Lula “obedeceram totalmente ao devido processo legal e foram confirmada­s por cortes superiores”.

Amaral afirmou que o eventual impediment­o para que Lula dispute as eleições se deve à Lei da Ficha Limpa, “aprovada por unanimidad­e no Congresso, por todos os partidos políticos”.

“A Constituiç­ão vem sendo inteiramen­te respeitada em todos os níveis do governo”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil