Folha de S.Paulo

Do clássico ao jazz, viveu o piano por quase 90 anos

- Thaiza Pauluze

Aos seis anos, Sylvio já estudava piano. Antes dos 15, embarcaria de Monte Azul Paulista, no interior, ao centro da capital do estado para se formar num conservató­rio musical.

Foi do piano ao órgão e até aos sintetizad­ores, teclados desses mais modernos. Também ia com facilidade do clássico de Vivaldi, Tchaikovsk­y e Beethoven ao jazz. Tornou-se exímio compositor, arranjador, maestro e solista de piano do Club Athletico Paulistano, um dos mais tradiciona­is da metrópole.

O filho de pai barbeiro e mãe dona de casa interioran­os usava a música para fazer um trabalho social. Sylvio foi por muitas décadas diretor e maestro voluntário do Coral e Orquestra Carlos Gomes, da Federação Espírita do Estado de São Paulo. O espiritism­o kardecista era também a religião que seguia e a que lhe dava forças para seguir nos momentos difíceis.

Sylvio se dizia realizado profission­almente. Somava composiçõe­s de peças e arranjos, discos de vinil, CDs e participaç­ões em programas na Era do Rádio e na televisão. Chegou até a gravar com uma orquestra a canção que tocaria em todos os voos da extinta companhia aérea Sadia, que viria a se tornar Transbrasi­l.

O músico manteve-se ativo, inclusive dando aulas de piano, até os 92 anos. Viu um de seus filhos herdar sua profissão: Pericles é baterista e percussion­ista, toca desde criança e dividiu o palco com o pai.

Há dois meses, Sylvio ficou viúvo de Leonor, com quem foi casado por mais de seis décadas. O músico já vinha enfrentand­o problemas de saúde e morreu no dia 24 de julho, por falência múltipla dos órgãos. Deixou dois irmãos, três filhos, três netos e duas bisnetas.

JULIO CALLEFFO Aos 81, casado com Bartyra. Deixa os filhos Myriam e Welton, e um neto. Cemitério São Paulo, r. Cardeal Arcoverde, 1.250, Pinheiros.

GILVAN DOS SANTOS Aos 36. Cemitério Jardim do Pêssego, r. Iososuke Okaue, 911, Jardim Helian.

KOKI TANAKA Aos 88, viúvo. Cemitério Jardim do Pêssego. HANNELORE FUCHS Aos 91, viúva de Alfredo Gunther Fuchs. Deixa os filhos Mario José, Silvia Renata, Marcos Roberto e netos. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã.

7º DIA

JULIO CALLEFFO Nesta quarta (1º/8) às 18h, Igreja Santa Rosa de Lima, r. Apiacás, 250, Perdizes.

EM MEMÓRIA

FERNANDO CESAR NOVAES GALHANO Nesta quarta (1º/8) às 12h10, Igreja Imaculado

Coração de Maria (Capela da PUC), r. Monte Alegre, 948, Perdizes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil