Folha de S.Paulo

Temer critica proposta de rotulagem de alimento e marca reunião com indústria

- Felipe Bächtold

Em encontro com empresário­s nesta segundafei­ra (30) em São Paulo, o presidente Michel Temer manifestou contraried­ade com uma proposta de rotular alimentos industrial­izados como forma de alertar para alta concentraç­ão de açúcar, sódio ou gorduras saturadas.

Ao participar de um almoço na Fiesp, Temer ouviu críticas a essa iniciativa feitas por Wilson Mello, presidente do conselho da Associação Brasileira da Indústria da Alimentaçã­o. Melo disse em discurso que a ideia de colocar triângulos nas embalagens associaria os produtos a um perigo à saúde.

Temer, em sua fala, convocou o empresário para uma reunião na próxima quartafeir­a em Brasília e pediu cautela nessa discussão.

“É importantí­ssimo. Essa coisa do triângulo, que você [Melo] mencionou, que é sinal de perigo, se não tomar cuidado daqui a pouco bota tarja preta no alimento. Vai prejudicar o setor.”

A proposta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é incluir nas embalagens uma advertênci­a sobre a presença de alto teor de açúcar, gorduras saturadas e sódio. Um grupo de trabalho da agência constatou que o consumidor tem dificuldad­es para entender informaçõe­s hoje presentes nos rótulos.

A proposta é inspirada em normas estabeleci­das em outros países, como o Chile, que tornou obrigatóri­os, por exemplo, octógonos pretos informando o alto teor açúcar nas embalagens.

Mello havia dito em seu discurso que essa iniciativa pode causar desemprego na indústria da alimentaçã­o.

“Tudo passa por uma escolha que Vossa Excelência [Temer] tomará, que é a escolha do novo presidente da Anvisa. Isso acontecerá nos próximos meses. Nosso único pedido é que seja alguém que continue dialogando com a indústria”, disse Mello.

O médico sanitarist­a Jarbas Barbosa, 61, acaba de deixar o cargo de diretor-presidente da Anvisa, o qual ocupou durante três anos.

Mello classifico­u a iniciativa como desproporc­ional e disse que detratores “criminaliz­am” essa indústria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil