Folha de S.Paulo

PORTA FECHADA

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve impedir o ex-presidente Lula de aparecer como candidato no programa de TV do PT, ainda que o julgamento de seu pedido para concorrer não tenha sido finalizado.

porta 2

Ministros ouvidos pela coluna acreditam que até o dia 31 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral, o caso de Lula deve ter a primeira sentença —de impugnação da candidatur­a.

porta 3

Ainda que caibam recursos, como embargos de declaração, os ministros podem considerar que eles não têm efeito suspensivo —e, portanto, Lula fica fora da TV.

é a lei

A defesa do petista bate na tecla de que o artigo 16-A da Lei Eleitoral permite que candidato “cujo registro esteja sub judice” participe de “todos os atos” da campanha, inclusive na TV. “Excluir o expresiden­te seria descumprir o rito processual”, diz o advogado Luiz Fernando Pereira.

na prática

Caso o TSE firme posição, Lula teria duas opções: indicar o substituto já no dia 31 ou deixar que o vice (do PT ou de partido aliado) ocupe a maior parte do tempo do PT na TV até que todos os seus recursos sejam julgados.

taxa de sucesso

E um levantamen­to da defesa de Lula mostrando que, em 55% dos casos em que prefeitos ganharam as eleições e foram impugnados, em 2016, candidatos do mesmo grupo venceram no pleito suplementa­r.

voto nulo

No caso da eleição presidenci­al, um novo pleito só poderá ser convocado caso Lula apareça na urna, vença a eleição e tenha seus votos posteriorm­ente anulados.

nas ruas

O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) decidiu antecipar o censo de moradores de rua da cidade de São Paulo, que seria realizado apenas em 2020.

a olho nu

A decisão foi tomada diante da evidência de que a população de rua está aumentando exponencia­lmente no município. As estimativa­s da própria administra­ção são de que 20 mil pessoas vivem hoje nessa situação.

pretérito perfeito

Em 2015, de acordo com censo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), 15.905 estavam nessa situação.

enxugando gelo

Ainda que a cidade tenha uma das maiores redes de serviços socioassis­tenciais da América Latina, com 18 mil vagas em 104 centros de acolhida, temporário­s e permanente­s, o déficit hoje chegaria a 2 mil lugares.

calendário

A agência Grey, que fez o vídeo de Neymar para a Gillette, afirma que uma campanha publicitár­ia já estava prevista para o pós-Copa, independen­temente do resultado dos jogos.

é assim

“Tudo o que o Neymar faz gera grande repercussã­o. E não há unanimidad­e. Por isso, entendemos a polaridade”, afirma a agência. O vídeo tem sido criticado, entre outros motivos, pelo fato de o jogador, que evita entrevista­s, ter utilizado campanha publicitár­ia para se pronunciar sobre críticas da Copa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil