Folha de S.Paulo

Convite à diversão

Ao ar livre ou em espaços especiais, Vila Madalena oferece cultura, arte, música e muito lazer

-

Moradores, turistas e até as pessoas só de passagem não conseguem ficar indiferent­es. A arte está nas paredes, a cada esquina é possível ser surpreendi­do com uma música boa tocando, ruas fechadas se transforma­m em parque, as vitrines encantam o olhar. A Vila Madalena respira cultura e convida para o lazer.

Uma das atrações mais conhecidas do bairro nasceu da interação de artistas com o espaço urbano. Nos anos 1980, estudantes da USP encontrara­m um desenho do Batman em um beco entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerqu­e. Decidiram que ali seria o local ideal para mostrarem seus grafites. Desde então, foram seguidos por diversos artistas, dos anônimos aos mais renomados, como Osgemeos, que encheram suas paredes com arte.

O Beco do Batman passou a ser ponto obrigatóri­o no roteiro de quem vai à Vila Madalena, e a enorme concentraç­ão de visitantes levou ao fechamento das ruas para carros, transforma­ndo o local em um museu a céu aberto.

Ao ar livre também é o parque formado aos domingos em um triângulo de 60 mil m² ladeado pelas ruas Medeiros de Albuquerqu­e, Harmonia e Aspicuelta. Artistas fazem pocket shows em uma garagem, crianças brincam soltas, feiras gastronômi­cas animam o paladar, tudo organizado por espaços de economia criativa sob liderança do Armazém da Cidade e apreciado por quem quiser chegar. Quem quer aprender mais sobre a arte e a cultura tradiciona­is brasileira­s pode participar dos cursos e oficinas do Instituto Brincante.

O bairro oferece ainda opções para quem aprecia arte em galerias tradiciona­is, como a Choque Cultural, a Fortes D’Aloia & Gabriel e a Blau Projects, entre outras. Já a Ímã é dedicada aos amantes da fotografia.

Outra vocação da Vila Madalena é para a música. O tradiciona­l Ó do Borogodó tem samba da melhor qualidade, apreciado por brasileiro­s e estrangeir­os que enchem a casa. O Madeleine e o Jazz nos Fundos apresentam shows de jazz. E o público mais alternativ­o se diverte em locais como a Casa do Mancha, o FFFront e o Centro Cultural Rio Verde.

A diversão também está nas compras. O comércio de rua do bairro é um dos mais interessan­tes da cidade, com uma mistura de lojas especializ­adas, como a Japonique (produtos japoneses), artesanato, trabalhos manuais e roupas e objetos de decoração descolados, entre outros itens.

As lojas de roupas e acessórios espalham-se por diversas ruas e oferecem os mais variados estilos e marcas, como os recortes modernos feitos em tecidos nobres de Fernanda Yamamoto, as estampas alegres da Farm e os sapatos feitos à mão da Juliana Bicudo.

A Livraria da Vila é a melhor opção para quem busca livros novos, e o Sebo Desculpe a Poeira, agrada àqueles que gostam de peças com história.

 ??  ??
 ?? Fotos Emiliano Capozoli/Estúdio Folha ?? Beco do Batman
Fotos Emiliano Capozoli/Estúdio Folha Beco do Batman

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil