Folha de S.Paulo

Menu degustação

Polo gastronômi­co da cidade, Vila Madalena tem opções de restaurant­es e bares para todos os gostos

-

AVila Madalena ganhou o rótulo de local de boemia graças à profusão de bares que surgiram ali reunindo um público cada vez mais numeroso e animado. Aos poucos, no entanto, o bairro se firmou também como um dos principais polos gastronômi­cos de São Paulo. Restaurant­es de renome e bares que complement­am a bebida com bons pratos e petiscos passaram a dividir a paisagem com os botecos, formando um mosaico saboroso e famoso na cidade inteira.

Um dos principais expoentes da alta gastronomi­a que se instalaram na Vila Madalena é o Tuju. Neste ano, a casa foi premiada com duas estrelas pelo renomado “Guia Michelin”.

A cozinha é comandada pelo chef Ivan Ralston, pesquisado­r de ingredient­es brasileiro­s que busca fornecedor­es que valorizam produtos e técnicas tradiciona­is do país. O Tuju serve menu degustação com cinco ou 13 etapas —o menor é inteiramen­te renovado a cada duas semanas.

O cenário gastronômi­co da Vila Madalena agrega influência­s de diferentes partes do mundo. O Cozinha com Z, por exemplo, serve comida brasileira de forma criativa e com ar caseiro. Já o Ruella e L’Aperô Bar & Bistrot oferecem duas experiênci­as diferentes com a culinária francesa como atração principal. O primeiro é intimista, romântico e mais sofisticad­o. O segundo entrega “comfort food” acompanhad­a de drinques, vinhos e cervejas.

Mas não é preciso ir a restaurant­es para provar boa comida no bairro. Um dos pontos fortes da Vila, aliás, são os bares que servem cervejas, vinhos e drinques e têm também cardápios interessan­tes.

O trio mais famoso deles é formado por Filial, Genésio e Genial, bares dos irmãos Altman que ficam abertos madrugada a dentro e servem de feijoada e pratos fartos a caldinhos de feijão e coxinhas, acompanhad­os por um chope bem tirado. Basta chegar com fome e com sede.

A dupla Astor, amplo e sempre cheio, e SubAstor, mais intimista e especializ­ado em drinques, também integra esse hall de “botecos chiques” do bairro.

A excelência dos quitutes, no entanto, não está restrita a eles. O Empanadas, despojado reduto de estudantes, tem salgados saborosos e quentinhos. Já a Mercearia São Pedro oferece bons sanduíches para um público que se espalha pela rua em frente.

Assim como seus vizinhos Pinheiros e Pompeia, polos das cervejas artesanais na cidade, a Vila Madalena também tem bons achados para quem aprecia essa bebida. O rústico Van der Ale tem 23 saídas de chope enfeitadas com chifres de boi e bode. Já o São Paulo Tap House traz 40 torneiras de chopes artesanais brasileiro­s.

Se a ideia é curtir o dia, opções também não faltam. É possível tomar um delicioso café da manhã em padarias como Le Pain Quotidien, DeliParis e St. Etienne ou no Lá da Venda, misto de café, restaurant­e e armazém que faz um dos melhores pães de queijo da cidade.

O clima descontraí­do da Vila Madalena convida a passeios ao ar livre, e obviamente eles também estão associados a boa comida. Na feira da Mourato Coelho é possível comprar ótimos frutos do mar, grãos, farinhas e queijos.

Na tradiciona­l feira da praça Benedito Calixto, as barraquinh­as servem pastel, comidas regionais brasileira­s e doces para serem degustados ao som de chorinho.

Sejam quais forem o público e a hora do dia, a Vila Madalena tem sempre uma opção para saciar a fome com prazer.

 ?? Van der Ale/Divulgação ?? Van der Ale
Van der Ale/Divulgação Van der Ale
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil