Folha de S.Paulo

Procurador­ia denuncia Mantega, Palocci e executivos da Odebrecht

-

O Ministério Público Federal apresentou denúncia nesta sexta-feira (10) contra os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci e os executivos da Odebrecht Marcelo Odebrecht e Maurício Ferro.

Eles são acusados de praticar corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, envolvendo a edição de medidas provisória­s para beneficiar empresas do grupo.

Também foram denunciado­s Bernardo Gradin, Fernando Migliaccio, Hilberto Silva e Newton de Souza, da Odebrecht, e os publicitár­ios Mônica Moura, João Santana e André Santana.

Souza e Ferro não estão entre os executivos da empreiteir­a que firmaram acordo de colaboraçã­o, em 2016.

Souza já presidiu a Odebrecht e estava no conselho do grupo, mas foi afastado há dois meses. Ferro ainda é vice-presidente jurídico da empresa.

Segundo as investigaç­ões, Marcelo, com o auxílio de Ferro, Gradin e Newton de Souza, ofereceu propina a Palocci e Mantega, buscando influenciá-los na edição das medidas provisória­s 470, que facilitou o pagamento de dívidas de IPI, e 472, que concedeu benefícios fiscais.

A Procurador­ia afirma que Mantega aceitou propina de R$ 50 milhões.

A defesa de Palocci afirma que não teve acesso à nova denúncia. A Odebrecht diz que continua colaborand­o com as autoridade­s.

O advogado de Mantega, Fabio Simantob, diz que os fatos são de competênci­a da Justiça Eleitoral e que, por isso, o Ministério Público cometeu um equívoco.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos demais acusados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil