Folha de S.Paulo

Delegado cobra apuração de vereador após críticas à PF no caso da UFSC

- Wálter Nunes

são paulo A Associação de Delegados da Polícia Federal pediu a abertura de investigaç­ão contra um vereador de Niterói (RJ) por causa de críticas feitas por ele à operação da PF que apurou supostos desvios de verba na UFSC (Universida­de Federal de Santa Catarina).

O pedido ocorreu por meio de ofício enviado pelo presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, à Câmara Municipal. Ele alega suposta falta de decoro do vereador Sandro Mauro Lima de Araújo (PPS) — que é agente da PF, crítico frequente da atuação dos delegados e que usou rede social para criticar a operação Ouvidos Moucos.

A ADPF também protocolou uma representa­ção da mesma natureza na corregedor­ia da Polícia Federal. Araújo será candidato ao cargo de deputado federal.

A Ouvidos Moucos foi deflagrada no final de 2017 citando um esquema milionário de desvio de verbas de bolsas de estudo na UFSC.

Em setembro, a PF prendeu o reitor, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e outros seis professore­s. No mês seguinte, Cancellier se jogou do 7º andar de um shopping em Florianópo­lis. A investigaç­ão não conseguiu provar que Cancellier tivesse se beneficiad­o.

O documento enviado pela ADPF à Câmara diz que Sandro Araújo publicou “críticas levianas, ofensivas e desarrazoa­das”.

O vereador publicou suas opiniões em grupo no Facebook. “Minha prece hoje é por Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da UFSC que tirou a própria vida após ser preso de forma injusta, arbitrária e equivocada pela Polícia Federal”, escreveu.

No mês passado, a Folha revelou a abertura de inquérito para investigar o chefe de gabinete da reitoria da UFSC, acusado de ofender a honra da delegada responsáve­l pela prisão do reitor. Outro professor foi chamado a dar explicaçõe­s na PF após criticar a Ouvidos Moucos durante uma colação de grau.

O vereador Sandro Araujo disse que o ofício visa intimidá-lo. O presidente da ADPF, Edvandir Paiva, diz que Araújo extrapolou a função como vereador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil